Cidades

Mobilização contra o Aedes tem a participação de mais de 700 pessoas

Ações estão concentradas em vários bairros de Macapá, Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana


Aconteceu neste sábado, 13, no Quartel do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS), o lançamento no Amapá de uma ampla campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya zika vírus. A data foi escolhida para simbolizar o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti.
 
Entrevistado com exclusividade pela reportagem do programa Conexão Brasília (DiárioFM 90.9), apresentado pelo jornalista e radialista Cleber Barbosa, o governador Waldez Góes explicou que a ação a ação de mobilização está sendo promovida simultaneamente em 350 municípios de todas as regiões do país.
 
“Durante todo o dia várias equipes das secretarias do Estado, agentes epidemiológicos e militares do Exército Brasileiro estarão em pontos estratégicos da cidade distribuindo material informativo e orientado a população nas vistorias de suas casas e na eliminação de focos do mosquito. Somente neste primeiro momento da ação, a mobilização conta, no Amapá, com mais de 700 servidores, entre cargos comissionados, contratos, efetivos e 400 militares. É uma ação muito bem planejada, e todas as cidades contempladas contam com um representante do governo federal. Aqui o representante é o presidente da Infraero, Gustavo Do vale”, detalhou Waldez.
 
Ainda conforme pontuou o governador, em Macapá, as ações estão concentradas no centro da capital e nos bairros Zerão, Universidade, Jardim Marco Zero, Novo Horizonte, Residencial Macapaba e Marabaixo. No interior, as ações acontecem nos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana, por serem locais que apresentam maior risco de proliferação do Aedes. Também participam do lançamento da ação o comandante do 34ª Batalhão de Infantaria e Selva, Tenente Coronel Robson Monteiro, com a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, e o de Santana, Robson Rocha.
 
O governador revelou que logo após a ação de mobilização o Governo do Estado vai realizar em parceria com as prefeituras e entidades públicas e privadas uma força-tarefa nas escolas, entidades e residências, para que seja realizado um grande mutirão de conscientização e de vistorias nas ruas e residências.
 
Plano regional
 
“Essa mobilização nacional que acontece hoje é uma extensão do que vimos realizando desde o ano passado, através da minha pessoa, órgãos militares e civis, do prefeito Clécio e de vários municípios, que culminou com o lançamento do plano regional. Com essas ações só temos a ganhar, e se ganha muito; deu tão certo que na primeira ação tivemos 100 homens do Exército, e agora são 400 só em Macapá; com o reforço de igrejas, da sociedade civil organizada e órgãos públicos municipais e estaduais tenho certeza, convicção mesmo que, pelo que estou vendo, com essa mobilização cada vez mais crescente atingiremos resultados altamente satisfatórios, principalmente quando as escolas começarem, permitindo que todas as casas sejam visitadas, com o reforço de todas as escolas municipais, estaduais e faculdades, cujas comunidades serão responsáveis de difundir as informações para dentro de seus lares, com o objetivo de permanecermos na cômoda posição de sermos um dos dois estados brasileiros sem o registro de um só caso de zika vírus”, previu Waldez.
 
Também entrevistado pela equipe do programa, o prefeito Clécio Luís destacou a importância da ação: “Trata-se de um evento muito importante para combater diversas doenças, e agora de forma mais estruturada, organizada; desde ano passado, por iniciativa do senador Randolfe o exercito foi mobilizado, com a participação de 100 homens, com o reforço das equipes de endemias da Prefeitura, fazendo com que sejamos hoje a única capital brasileira com índice satisfatório de combate ao aedes aegypti, significando dizer que o nosso índice de controle é satisfatório; mas não vamos nos acomodar, muito pelo contrário, pois vamos intensificar mais ainda essas ações porque esse quadro pode mudar da noite pro dia. O zika vírus está causando mortes no resto do país e temos que atuar de forma preventiva para combater o vetor”, finalizou o prefeito.

Deixe seu comentário


Publicidade