Cidades

MP/AP e MPF recomendam que hospitais particulares notifiquem compulsoriamente à SVS casos suspeitos de Covid-19.

Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá, garante que equipes já estão indo nos hospitais particulares para garantir a recomendação.


Por Railana Pantoja

O Ministério Público do Amapá (MP/AP) e o Ministério Público Federal (MPF) emitiram uma recomendação aos hospitais particulares do Amapá para que estes notifiquem compulsoriamente à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) os casos suspeitos de coronavírus.

De acordo com Dorinaldo Malafaia (SVS), a recomendação veio após um hospital receber casos enquadrados como suspeitos de COVID-19 e não avisar a Vigilância. “Temos um caso específico com a Unimed. Tivemos muitas informações de que a Unimed está recebendo uma série de pacientes que são suspeitos do coronavírus, com diagnósticos que de alguma forma são sugestivos, e ela não está informando a Vigilância em Saúde”, disse.
O Superintendente diz que a ausência dessa comunicação compromete o status da pandemia no Amapá. “Caso a gente não tenha as notificações dos hospitais particulares, nós podemos mudar o status hoje do nível de epidemia dentro do estado, de transmissão local, que é quando a gente tem já a transmissão e o vírus circulando pela cidade, mas com algum nível de identificação por parte da Vigilância. A partir do momento que perdemos essa conexão, nós podemos mudar o status da transmissão, que pode se transformar numa transmissão comunitária, que é aquela onde não temos mais a identidade dos casos. Então, é muito grave o que está acontecendo”, finalizou.
Malafaia garante que equipes da SVS já estão indo nos hospitais particulares para garantir a recomendação, e que também notificaram laboratórios privados ligados aos hospitais para que informem de imediato os resultados de testes para a COVID-19.


Deixe seu comentário


Publicidade