Cidades

MP-AP promove workshop de capacitação para motoristas e cobradores das empresas de ônibus urbanos de Macapá

A partir de tais reclamações surgiu a ideia de promover o workshop, em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.


Com o objetivo de promover melhorias no serviço de transporte público macapaense, especialmente o atendimento aos usuários, o Ministério Público do Estado Amapá (MP-AP), por intermédio da Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais (PJDC), do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAO/CID) e do Programa MP Comunitário, promoveu, durante o mês de janeiro, o II Workshop de Qualidade no Atendimento ao Cidadão, desta vez direcionado para motoristas e cobradores das empresas de ônibus urbanos da capital.

Durante a programação, que ocorreu a cada sexta-feira do mês, foram atendidas cinco empresas de transportes e capacitados aproximadamente 250 e mpregados, entre cobradores e motoristas de ônibus, que receberam orientação de como bem tratar os usuários dos serviços de transporte.

Após avaliar várias denúncias que chegaram à PJDC, o promotor de Justiça e titular da Promotoria, Paulo Celso Ramos, reuniu-se, em outubro de 2017, com os representantes das empresas de ônibus, Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADEFAP), idosos e estudantes para tratar da matéria.  Dentre as principais reclamações dos usuários destacavam-se: excesso de velocidade dos veículos, desrespeito às pessoas com deficiência e idosos; acessibilidade precária dos veículos, “queima” de paradas.

A partir de tais reclamações surgiu a ideia de promover o workshop, em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

SEST/SENAT. De acordo com Paulo Celso Ramos, os proprietários das empresas de transporte coletivo devem considerar os treinamentos realizados com os motoristas e cobradores como um verdadeiro investimento.

 “Não é custo para as empresas, uma vez que ajudam a desenvolver habilidades de seus empregados e melhorar o tratamento dispensado pelos mesmos aos usuários. É preciso dar muita atenção à qualidade de vida daqueles que vivem diariamente essa rotina de trabalho estressante. Tenho certeza que a partir dessa premissa, o atendimento ao público pode melhorar”, acrescentou o promotor.

Durante o II Workshop de Qualidade no Atendimento ao Cidadão, os colaboradores das empresas de ônibus tiveram a oportunidade de compreender melhor alguns valores e princípios de vid a, que os ajudam a se tornar aptos para exercer com mais qualidade suas atividades diárias, bem como foram orientados sobre suas atuações, direitos e responsabilidades.

“O desenvolvimento pessoal deve vir sempre acompanhado de motivação e disposição. Ingredientes que são considerados imprescindíveis para toda e qual quer profissão, da mais simples a mais complexa. O aprimoramento das pessoas estimula a multiplicação de lideranças e de conhecimentos na busca de um bem comum, bem como melhora as relações interpessoais”, ressaltou o promotor de Justiça Paulo Celso.

A coordenadora do SEST/SENAT, Nicole Cavalcante falou sobre os serviços que são oferecidos pelo SEST/SENAT aos profissionais dos transportes. Já o professor Carlos Magno palestrou sobre direitos, cuidados e deveres dos profissionais de transporte.

Durante os encontros, de forma irreverente, foram apresentadas soluções para possíveis conflitos; formas de melhor desenvolver os serviços; a busca do próprio bem-est ar e do seu passageiro. Ambos ressaltaram que o SEST/SENAT está aberto para os trabalhadores. “Os nossos serviços de lazer, educação, desenvolvimento e qualificação estão disponíveis para os senhores”, finalizaram.

Os trabalhos aconteceram no prédio do Complexo Cidadão Zona Norte e as empresas de transporte coletivo, através do Sindicato de Transporte de Passageiros do Amapá – SETAP, o rganizaram as escalas dos participantes.


Deixe seu comentário


Publicidade