Cidades

Mutirão faz acompanhamento dos casos de tuberculose e hanseníase

O trabalho começou por Vitoria do Jarí diante das suspeita que existem no local.


Casos de tuberculose e hanseníase em Laranjal de Vitória do Jari estão sendo acompanhados de perto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Uma equipe do Grupo de Atividades de Controle dessas doenças esteve na região monitorando e notificando os casos no município.

O trabalho começou por Vitória do Jari diante das suspeita que existem no local. O que chama a atenção é que o aparecimento de casos na região tem ocorrido nos últimos anos de forma silenciosa.

Em seguida, a equipe se deslocou para Laranjal do Jari e concentrou o atendimento na Unidade Básica de Saúde do Centro onde realizou um mutirão de atendimento aos pacientes. Foram realizados 111 atendimentos, sendo que 6 casos novos foram notificados. Desses, quatro foram confirmados e dois ainda estão sendo investigados.

“A ação foi intensa. Todos os anos fazemos esse tipo de ação e o trabalho foi muito positivo “, comentou Rosângela Gurjão do Grupo de Atividades da Cvs.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até junho deste ano foram registrados 107 casos de tuberculose e 44 de hanseníase.

O doutor Paulo Mauricio, dermatologista que atende no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), atendeu a todos os casos suspeitos e avaliou os pacientes que já estão em tratamento.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e atinge principalmente os nervos e pele do paciente causando sensibilidade e dormência.


Deixe seu comentário


Publicidade