Cidades

Navio é retido no Amapá após confirmação de casos da Covid a bordo; um tripulante morreu

Embarcação cargueira tem bandeira brasileira e um óbito já foi confirmado pelas autoridades sanitárias brasileiras, que fazem testagem em toda a tripulação.


Texto: Cleber Barbosa
Foto: Keith Bentley

 

Técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), fiscais da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) e militares da Marinha do Brasil monitoram a tripulação do navio cargueiro Log-In Polaris, que ficou retido em águas amapaenses devido a uma quarentena de Covid-19 a bordo. O navio, de bandeira brasileira, encontra-se fundeado na Foz do Rio Amazonas e um óbito foi confirmado.

 

O navio é um Container Ship que foi construído em 2019 e está navegando sob bandeira do Brasil. Segundo apurou a reportagem, o  Log-In Polaris teria iniciado sua viagem pelo Porto do Pecém, terminal portuário da costa do estado do Ceará (CE), no município de São Gonçalo do Amarante, dentro da Região Metropolitana de Fortaleza a cerca de 60 quilômetros.

 

Checagem

Segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, o embarque de agentes do órgão até a embarcação é para proceder a testagem dos tripulantes, para confirmar quantos e quais são os profissionais que já contraíram o Covid-19, mas até o fechamento desta edição ainda não havia confirmação sobre qual cepa do novo coronavírus se trata.

 

Anvisa

O cargueiro Log-In Polaris ancorou no Rio Amazonas no dia 16 de março, após um dos seus tripulantes apresentar sintomas. Ele desembarcou e foi encaminhado a um hospital particular da cidade. Ele morreu três dias depois “de insuficiência respiratória (pneumonia viral), segundo a declaração de óbito”, detalhou a agência.

 

“A embarcação permanece em quarentena com monitoramento diário do estado de saúde dos tripulantes e procedimentos de limpeza e desinfeção. No dia 29 [segunda-feira] está programada nova testagem dos tripulantes e avaliação médica. Depois disso, a Anvisa avaliará se o navio pode seguir viagem”, informou.

 

A empresa Log-In Logística Intermodal, responsável pelo navio, declarou que “todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para preservar a saúde e a segurança do restante da tripulação”, que é toda de brasileiros. Ainda segundo a empresa, todos eles estão sendo monitorados por equipe médica e “não apresentam sintomas”.

 

Procurada pela reportagem a Capitania dos Portos do Amapá declarou que a embarcação foi colocada em quarentena pela ANVISA e que a empresa responsável está tomando todas as medidas necessárias sobre a tripulação. A Marinha faz apenas o acompanhamento do caso em apoio às autoridades sanitárias.


Deixe seu comentário


Publicidade