Cidades

Novembro Azul: Semsa encerra programações com ação no aterro sanitário

A campanha surtiu efeito, tanto nas solicitações médicas quanto na procura dos homens pelo exame, caso do carapirá Artuzias Manoel de Souza, presidente da Associação de Catadores.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu nesta sexta-feira, 2, ação voltada aos trabalhadores do aterro sanitário. Durante toda a manhã foram disponibilizadas consultas médicas, vacina, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV/Sífilis e exames laboratoriais. A atividade encerra as programações executadas pela Semsa em alusão à Campanha Novembro Azul, que disponibilizou durante todo o mês cerca de 2 mil exames de PSA nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e ações desenvolvidas em parceria com órgãos públicos e entidades filantrópicas.

A campanha surtiu efeito, tanto nas solicitações médicas quanto na procura dos homens pelo exame, caso do carapirá Artuzias Manoel de Souza, presidente da Associação de Catadores.  “Essa é uma iniciativa inédita aqui no aterro. Só posso agradecer em nome dos meus colegas, porque, além de fazer todos os exames de graça, estamos sendo tratados com dignidade e respeito”. Para a realização da ação, a Semsa contou com apoio dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Faculdade de Macapá (Fama).

Novembro Azul é conhecido como o mês oficial da conscientização do câncer de próstata e sua programação tem o intuito de alertar o público masculino para a importância do autocuidado na saúde. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem o especialista para discutir a prática e a realização dos exames preventivos. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.


Deixe seu comentário


Publicidade