Cidades

Oficinas ensinam novas técnicas artesanais e noções de empreendedorismo aos índios

Treinamento ocorrerá no segundo dia da programação do Fórum Indígena, organizado pelo governo do Estado, em Oiapoque.


A programação do segundo Fórum Indígena chega ao segundo dia, nesta quinta-feira, 20, com oficinas de empreendedorismo e novas técnicas artesanais, além das ações de saúde e cidadania. As atividades são promovidas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Entre as atividades, está a Oficina de Processamento de Folhas para a Cultura Indígena. O órgão levará à aldeia do Manga a artesã Maria Servita, que ensinará aos indígenas a técnica de cozinhar e trabalhar folhas de espécies típicas da região, a exemplo da mangueira e do açaizeiro, para a produção de matéria-prima usada em peças artesanais. A intenção é que os aprendizes dominem e adaptem a técnica à produção de peças, como cordões e pulseiras, confeccionadas com as características da cultura indígena.

As peças que forem geradas a partir das novas técnicas poderão ser comercializadas futuramente e contribuir com o aumento da renda da comunidade. Mas, para isto, é preciso que os indígenas tenham noções de empreendedorismo e finanças. Por isso, o governo também enviou ao Manga técnicos da Agência de Fomento do Amapá (Afap), que orientarão os índios sobre informações de acesso a linhas de crédito.

 

Programação

Ainda na quinta-feira, o segundo Fórum Indígena do Amapá inicia os Jogos Indígenas, evento que já é tradição entre as festividades alusivas ao Dia do Índio. As modalidades deste ano serão a corrida de tora, canoagem e futebol. As finais das disputas estão previstas para ocorrer na sexta-feira, 21, quando a programação será encerrada.


Deixe seu comentário


Publicidade