Cidades

Pesquisador fala de seminário internacional da Unifap sobre política e religiosidade

Marcos Vinícius, que integra um grupo de pesquisa na universidade, diz que os candidatos políticos devem dialogar com as igrejas e os religiosos.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O professor e pesquisador Marcos Vinícius, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) falou nesta segunda-feira (14) sobre um seminário internacional “Religiões, religiosidades e políticas públicas”, que acontece no período de 21 a 26 de setembro de 2020, de forma remota, por videoconferência. Acaba sendo muito atual pelos transversalidade de temas abordados com o processo das Eleições 2020.

 

Ele explicou que o grupo de pesquisa a que pertence, na Unifap, tem por objetivo a discussão sobre religião e política, o que para ele está cada vez mais atual no cenário nacional.

 

“Hoje, em pleno período eleitoral, o candidato que não dialoga com as igrejas, não pensa, não tem uma articulação política com este setor não vence a eleição”, ponderou.

 

Para o pesquisador, essa regra vale até para depois de eleito, pois se não sabe lidar, não tem apoio, não governa. Citou como exemplo o processo de afastamento da então presidente Dilma Rousseff, que considera ter vindo das igrejas a base das acusações que pesaram contra ela.

 

O mote do evento, além de propor um debate sobre a relação entre religião e política pública, o evento quer mostrar que as religiões.

 

“Além de propor, controlam, implementam ou disputam espaço na implementação das políticas públicas, daí o evento vai discutir várias políticas públicas que tem uma interferência – positiva ou negativa – da religião”, sustentou.

 

O evento, que é bianual, terá um caráter mais internacional, com a participação de palestrantes da Guiana Francesa e do Equador, sobre aspectos de questões indígenas e a agenda da Amazônia, considerada uma região onde mais existem evangélicos do país e como as religiões de matriz africana lidam com as questões de gênero.

 

Pandemia

Ainda no contexto dos dias de hoje, o evento pretende também refletir sobre o negacionismo visto em várias religiões na abordagem da própria estratégia de enfrentamento o combate ao novo Coronavírus, o COVID-19, além de outros temas como desmatamento ilegal, desenvolvimento econômico e política de assistência social.

 

Inscrições

O Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (Cepres), da Universidade Federal do Amapá, está promovendo o seu I Encontro Internacional e III Encontro Científico que irá ocorrer entre os dias 21 e 26 de setembro de 2020, através do Youtube. O evento contará com minicursos dentro da temática do evento no período da manhã, apresentações de trabalho durante a tarde e palestras ao vivo durante a noite. Inscrições para o evento podem ser feitas no endereço eletrônico https://bit.ly/2CdEc17.


Deixe seu comentário


Publicidade