Cidades

Pessoas com deficiências discutem transversalidade e direitos humanos

Em Conferência


Respeito, inclusão e garantia de direitos. Essas perspectivas motivaram a participação de pessoas com deficiência física, auditiva e visual na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como tema “Os Desafios da Implementação das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência – A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, que ocorreu nos dias 26 e 27, no auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP).

A conferência contou com a participação das instituições representantes dos diversos segmentos como: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Associação dos Deficientes Visuais do Amapá (ADEVAP), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Amapá (APADA) e a Associação de Cegos e Amblíopes do Amapá (ACAAP).

Os participantes tiveram a oportunidade de pontuar as demandas, reivindicações e anseios que cada um sofre devido às limitações impostas pelas múltiplas deficiências. A proposta é levar o documento com as demandas até as autoridades no encontro nacional e definir os delegados que representarão o Estado.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Jodoval Farias, destacou a necessidade da garantia de que a pessoa com deficiência possa se emancipar como cidadão. “Queremos avançar na transversalidade e nos direitos humanos, principalmente para garantir a efetivação de políticas públicas que atendam nossos anseios”.

A realização das conferências, tanto estadual quanto municipal, antecede a conferência nacional e é de suma importância pela possibilidade de estarem juntos, governo e sociedade civil. O governo poder prestar contas efetivamente do que está fazendo na área de inclusão da pessoa com deficiência, e a sociedade civil pode ter esse canal de diálogo para apresentar as questões, trazendo a realidade da pessoa com deficiência como sujeito de direito que luta por equiparação de oportunidades.


Deixe seu comentário


Publicidade