Cidades

Pioneiro da educação no Amapá, Edésio Lobato morre aos 79 anos

Amapá está de luto


Faleceu neste sábado, em Macapá, o professor, craque de futebol e desportista Edésio de Souza Lobato, um dos pioneiros da educação do Amapá. Ele nasceu em Icoaracy (PA), em 24 de outubro de 1936, mas veio para o Amapá em julho de 1946, com os pais, Eduardo Furtado de Souza, e mãe Cacilda Lobato de Souza.

De acordo com informações do acervo histórico e bibliográfico do historiador Edgar Rodrigues, a primeira casa onde a família morou foi na Rua São José, perto da Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, no sobrado do comerciante e político Binga Uchoa.

Edésio iniciou no futebol nas famosas ‘peladas’ na quadra da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, a partir de 1948. Em 1950, aos 14 anos, ingressou na equipe amadora do Trem Desportivo Clube, fazendo parte das equipes de aspirante e juvenil. Em 1952 passou a jogar pelo Esporte Clube Macapá, dando ao time grandes glórias.

Em 1960, o ainda jovem Edésio ganhou uma bolsa de estudos do então governador Moura Cavalcante, com o objetivo de estudar para o Vestibular de Geologia em Recife (PE). Lá, na condição de funcionário público federal licenciado, passou a treinar no Sport Recife, tornando-se titular time pernambucano. Em 1964, entretanto, a ditadura militar fechou a Faculdade de Geologia de Recife por considerá-la ‘foco de comunistas’, forçando o regresso precoce de Edésio para Macapá, onde se casou com Maria Eunice Viana.

Em Macapá, Edésio fez o curso da CADES, uma espécie de embrião dos cursos de Licenciatura em Macapá, e depois o Polivalente, formando-se, posteriormente, em Mastemática (Licenciatura Plena), matéria que lecionou, por décadas, no Colegio Amapaense e no extinto Instituto de Educação do Amapá (IETA).

Findada a carreira de jogador, Edésio Lobato passou a atuar na arbitragem, e depois como Técnico de Futebol, mas mantendo o magistério como atividade principal, tendo sido responsável pela formação educacional de várias gerações de amapaenses.


Deixe seu comentário


Publicidade