Cidades

Plano pretende prevenir queimada no Bioparque da Amazônia e entorno durante período de estiagem

O período seco na região vai de agosto a novembro. Devido ao forte calor, os incêndios acontecem tanto de forma natural quanto pela ação do homem.


Atualmente, estamos entrando no período do chamado verão amazônico. Época de forte estiagem e muito calor, o que favorece as queimadas e incêndios florestais na região. Para se antecipar ao problema, a direção do Bioparque da Amazônia reuniu esta semana com representantes de várias entidades parceiras para traçar um plano de ação, visando a prevenção dos focos de queimadas no parque e na área de entorno.

A proposta é que cada entidade parceira entre com uma contrapartida por meio de ações/atividades, mapeamento do local e até mesmo apoio técnico, com a finalidade de fazer frente às queimadas, comuns nessa época do ano na região. O período seco na região vai de agosto a novembro. Devido ao forte calor, os incêndios acontecem tanto de forma natural quanto pela ação do homem.

“É muito importante trabalharmos desde agora a conscientização da população do entorno do parque. Estamos juntos com esses parceiros em busca de soluções e nos antecipando no combate as queimadas”, disse o diretor-presidente do Bioparque da Amazônia, Richard Madureira.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Wagner Coelho, destacou que a prevenção e o combate às queimadas e incêndios florestais na região já fazem parte das ações da corporação todos os anos. “Não mediremos esforços para vir somar com os parceiros nesse plano e prevenir esse bioma existente no Bioparque tão importante para Macapá. Nossa Brigada de Combate a Incêndios estará de prontidão para agir e diminuir os danos ao meio ambiente durante esse período de estiagem”, garantiu.

Lívia Pontes, delegada do Meio Ambiente de Macapá, avaliou que a reunião foi bastante frutífera do ponto de vista do engajamento de cada parceiro no plano de ação. “Hoje, nós utilizamos um sistema via satélite de monitoramento dos focos de queimadas na região, mas queremos contar também com o apoio da comunidade do entorno do parque para identificar e punir os infratores, responsáveis pelos incêndios naquela área. Nosso papel agora é agir com repressão”, alertou.

Essa foi apenas a primeira reunião. Outros encontros ainda vão ocorrer no decorrer das próximas semanas para definir o plano de ação de prevenção e combate às queimadas. Também está prevista uma grande ação com a participação de todos os parceiros nos dias 5 e 6 de setembro, em comemoração ao Dia da Amazônia.

Participaram da reunião representantes das seguintes instituições: Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Delegacia do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência Distrital.


Deixe seu comentário


Publicidade