Cidades

PMM finaliza trabalho de paisagismo no Residencial São José

 A equipe técnica da secretaria trabalhou em conjunto com o projeto Ressocializando, que recebeu suporte de oito jovens que cumprem pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) esteve presente nos trabalhos de arborização e paisagismo do Residencial São José. O habitacional, que será entregue nesta sexta-feira, 10, às 9h, beneficiará 1.440 famílias. Após um levantamento, foram feitos trabalhos para correção do plantio onde foram substituídas mangueiras por ipês, que irão priorizar o sombreamento do local.

“Trabalhamos nas entradas centrais do residencial, formamos células com algumas espécies ornamentais para harmonizar as alvenarias. Todo o espaço foi contemplado com arbustos, palmeiras, arbóreas, trepadeiras, forrações e plantas ornamentais”, explica a paisagista Ana Célia Ayres. A empresa construtora Direcional Engenharia S.A destinou 40% do material utilizado para o paisagismo. Os outros 60% foram conseguidos por meio do trabalho de produção das mudas feito pela Semam.

 A equipe técnica da secretaria trabalhou em conjunto com o projeto Ressocializando, que recebeu suporte de oito jovens que cumprem pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O projeto busca a reintegração dos apenados na sociedade. “Foram repassadas as orientações básicas de plantio aos socioeducandos. Uma forma de garantir que saiam daqui com experiência para dar continuidade ao trabalho”, informou a educadora socioambiental Fátima Almeida.

Um trabalho de reaproveitamento de materiais também foi adequado pela Semam. A empresa construtora Direcional Engenharia S.A fez a doação de manilhas que foram readequadas para o plantio de mudas. “As manilhas que estavam quebradas foram reaproveitadas e doadas à prefeitura para servir como canteiros. Tivemos que adequar o projeto de paisagismo à realidade local da comunidade”, diz Ana Célia.

Após a entrega do residencial, a secretaria dará continuidade aos serviços com orientação e educação ambiental aos moradores. “A equipe de educação ambiental da Semam atuará após a inauguração para orientar os moradores com capacitação, qualificação, para que eles possam ajudar a cuidar do paisagismo do local”, relatou o chefe de Paisagismo, Jacione Cardoso.

 “Este trabalho fará diferença na vida dos futuros moradores. Primeiro não só pelo sombreamento que as espécies podem trazer, mas pela qualidade de vida que ele traz. Desde a filtragem de poeira e de ar, formação de um microclima dentro do espaço urbano e também pela estética e beleza do local”, ressalta Ana Célia.


Deixe seu comentário


Publicidade