Cidades

Praça da Bandeira volta a ser palco de grandes eventos

Com criatividade e civismo, Macapá é repaginada para sua festa de 258 anos


A partir da revitalização das principais praças da cidade, Macapá, com seus logradouros públicos repaginados se prepara para a grande festa de aniversário que acontece nesta quinta-feira, 04, na Praça da Bandeira, que está recebendo os últimos retoques para ser o palco do que promete ser um dos maiores eventos culturais urbanos do Município. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Jansen Rafael, ouvido na manhã desta quarta-feira, 03, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o acontecimento vai ser um marco na história e na cultura da cidade.
 
“Pra iniciar, por determinação do prefeito Clécio Luís, a agora denominada Praça das Bandeiras foi totalmente revitalizada; com uma roupagem nova, a Praça passa a cumprir as funções cívica e cultural para as quais foi criada, ostentando as bandeiras dos 16municípios amapaenses, a bandeira do Brasil e a bandeira olímpica; no total, são 16 bandeiras voltadas para a Avenida FAB e mais quatro no palco central da praça. Estamos preparados para realizar uma festa muito bonita, oque foi possível graças a uma programação enxuta, elaboradora com muito carinho e criatividade”, detalhou.
 
O presidente da Fumcult explicou que dois grandes troncos de árvores que foram sacrificadas porque estavam mortas, em função de fungos, foram aproveitados por artistas plásticos locais para serem esculpidas: “Por sugestão nossa e concepção conjunta, os troncos de árvores estão recebendo os últimos detalhes de suas transformações em obras de artes com inspiração no aniversário de Macapá, que passarão a ser obras imortais de artistas como Baltazar, Josafá, Hernandes Melo e outros; são duas belíssimas obras de artes, uma no tronco e outra na copa, com a acoplagem de cerca de dois metros de altura, constituída por uma criança com uma borboleta, com o conjunto da obra recebendo a denominação de ‘liberdade’; o trabalho é belíssimo”.
 
Entre outras novidades, ao longo da nova Praça das Bandeiras foram plantadas 14 palmeiras imperiais, sendo que duas, já adultas, passaram a incorporar o cenário do coreto. “Além disso, fizemos uma concepção de humanização; acoplamos os 68 bancos com Sucupiri, madeira de lei da nossa Região, porque no verão o concreto fica quente demais; os mesmos artistas que trabalham nos troncos de árvores fizeram a arte e utilizamos parafusos grandes e cola especial para evitar que sejam retiradas; nosso passo, agora, é conscientizar para que a própria população cuide da praça, contribua, porque é um simbolismo para a cidade, palco de manifestações, reivindicações, mas, também, um local de encontro das famílias amapaenses. Precisávamos dar uma cara nova para a praça da bandeira, numa concepção de ornamentação criativa e, como resultado, o local está ficando muito bonito”, comemorou Jansen.
 
Revitalização das praças
Outras praças de Macapá também estão sendo revitalizadas, como a Floriano Peixoto, Veiga Cabral, Barão do Rio Branco e Moisés Zagury. De acordo com Jansen, elas estão recebendo o mesmo tratamento dispensado à Praça das Bandeiras: “Todas as praças de Macapá estão recebendo ambientações criativas; a Floriano Peixoto, por exemplo, vai homenagear um grande músico amapaense, e ganhará uma estatua de fibra de vidro, os ‘pedalinhos’, que já estão prontos, vão voltar; enfim, a praça terá grandes atrativos, que vamos divulgar mais na frente com o objetivo de não quebrar a surpresa; vamos deixar um legado para a população amapaense”.
 
Praça Zagury – como prefeitura está com bastante obras integradas,já tem projeto, é GEA, mas vamos fazer em todas as praças, já tem recursos destinado para a Zagury, é necessário embelezamento, lá embaixo tem minicracolandia, depois ocupadas pela gcm, nos primeiros 3 dias de trabalho de revitalização p´raça prendeu 3 traficantes.
 
Aniversário de Macapá
O presidente da Fumcult confirmou a programação de aniversário de Macapá que ocorrerá nesta quinta-feira, 04: “Vamos começar a programação com uma Missa na Catedral, às 7h; em seguido, mais exatamente às 8h30, caminharemos com o cortejo do ‘Banzeiro Brilho de fogo em direção à Praça das bandeiras, onde haverá os hasteamentos das bandeiras e a execução dos Hinos Nacional e de Macapá pela Guarda Municipal, incorporando-se à festa uma grande exposição de artes visuais, apresentação grupos de capoeira e outras atrações artísticas e culturais; o aniversário de Macapá vai marcar este, por sua simplicidade revestida por muita criatividade e responsabilidade, resgatando o civismo de 258 anos de historia, reivindicações e manifestações públicas, mas tudo com muita alegria, muitos eventos culturais. Esta é uma cidade riquíssima, cujas história e cultura precisam ser preservadas”, pontuou Jansen Rafael.
 
 
Proteção dos logradouros
Preocupação manifestada pelo empresário Wagner Pantoja, ao vivo, através do telefone, a segurança das praças também é uma preocupação da Prefeitura de Macapá. De acordo com o presidente da Fumcult, todas as providências nesse sentido já estão sendo adotadas: “O Wagner Pantoja tem toda razão, porque não adianta o Poder Público injetar recursos e fazer melhorias e depois abandonar os logradouros públicos, tornando-os vulneráveis à ação de vândalos. Por determinação do prefeito Clécio Luís, a Guarda Municipal vai realizar policiamento permanente em todas as praças; só isso, entretanto, não é suficiente, porque a população tem que se conscientizar que esses locais são patrimônios públicos, que vão ser utilizados por todo mundo, e, por isso, cada cidadão deve ser responsável por sua proteção”.
 
Segundo Jansen, depois da revitalização, todas as praças serão disponibilizadas para os segmentos artísticos e culturais fazerem apresentações: “Tem um galera do rock que frequenta a Praça das Bandeiras nos finais de semana, por exemplo, e vamos conversar com eles, mostrar a importância de se cuidar do local, e ao mesmo tempo incentivando-os a realizarem as suas apresentações no local; todos os segmentos artísticos e culturais serão estimulados a fazer apresentações públicas em todas as praças, como grupos de capoeira, do Marabaixo, da música, da poesia e das artes plásticas; temos que fortalecer esses setores, mas tudo será feito de forma organizada, com agendamentos prévios, para que nossas praças cumpram a sua função social”, arrematou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade