Cidades

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 vai até 26 de abril

Quem não compareceu aos dois dias do exame em 2023 precisa justificar para conseguir gratuidade


 

Os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 de forma gratuita, já podem solicitar a isenção do valor da taxa de inscrição. O processo vai até o dia 26 de abril e deve ser realizado por meio da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.

 

No Amapá, dos 28 mil participantes inscritos no ano de 2023, cerca de 20 mil foram isentos da taxa. O cronograma completo, incluindo regras, pode ser acessado no edital disponível no portal do Inep.

 

A técnica da Central do Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Edmilsa Castro, explica que, além dos estudantes que se enquadram nos critérios tradicionais de isenção, como os matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, é possível fazer o pedido cumprindo outros requisitos.

 

“O aluno que fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, também podem solicitar a isenção. Além disso, a medida se aplica àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registros em programas sociais do governo federal. É importante lembrar que todos precisam apresentar documentos que comprovem sua condiçao”, reforça a técnica Edmilsa.

 

Para os participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), a isenção da taxa de inscrição no Enem está garantida. O prazo também é válido para os candidatos que precisam justificar a ausência na edição de 2023, caso desejem participar no ano de 2024 gratuitamente.

 

Enem

O Enem, ao longo de mais de duas décadas, se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame como critério único ou complementar nos processos seletivos, além de servir como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 


Deixe seu comentário


Publicidade