Cidades

Prefeitura de Macapá capacita diretores escolares em boas práticas alimentares

Um dos principais objetivos é capacitar as equipes no manuseio correto dos produtos provenientes da agricultura familiar.


A oferta de merenda saudável e de qualidade aos estudantes da rede municipal de ensino é uma das prioridades da Prefeitura de Macapá. Para garantir isso, nesta sexta-feira (12), gestores escolares foram capacitados em diversas técnicas alimentares, que vão desde o armazenamento correto ao preparo de receitas. A programação aconteceu na escola municipal Pequeno Príncipe e reuniu os diretores das escolas de Educação Infantil e creches.

A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e um dos principais objetivos da formação foi instruir a respeito do manuseio adequado dos produtos de agricultura familiar, que passaram a compor o cardápio escolar. Os insumos variam entre frutas, verduras e legumes, e proporcionam não só uma alimentação nutritiva e diversificada, como também fomentam o mercado de produção local.

A diretora do Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA), Bruna Layane, diz que por não serem industrializados, os alimentos provenientes da agricultura familiar necessitam de cuidados especiais, como ressalta. “Os alimentos que as escolas recebem dos pequenos agricultores precisam de armazenamento e manuseio diferentes. Escolhemos fazer essa capacitação com os diretores justamente porque eles mantêm contato direto com os fornecedores e podem dividir os conhecimentos com a comunidade”, explica Bruna.

A capacitação também focou nas questões específicas para atender os estudantes de 1 a 5 anos, que necessitam de atenção dobrada no preparo e escolha da alimentação. Os níveis de açúcar, sal e conservantes são minuciosamente controlados pelas equipes escolares a fim de assegurar e promover a saúde de todos.

Para a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Eficaz, Inaraci Ferreira, ações como essa são de grande importância até mesmo para a própria alimentação.

“É a primeira vez que participo de uma capacitação em técnicas alimentares. Às vezes, as crianças se alimentam de muitos produtos industrializados, que não são ideais. Com a escola informando sobre a importância da alimentação saudável, eles adquirem esse conhecimento e passam para o dia a dia deles”, comenta Inaraci.

As capacitações em boas práticas alimentares vão seguir ao longo do ano, com encontros já programados para os diretores das escolas de ensino fundamental, merendeiras e com os próprios agricultores familiares.


Deixe seu comentário


Publicidade