Cidades

Prefeitura de Macapá entrega equipamentos a 125 equipes da atenção básica à saúde

O prefeito considerou, no entanto, que o setor precisa progredir ainda mais.


O prefeito Clécio Luís e a vice-prefeita Telma Nery entregaram nesta sexta-feira, 17, equipamentos de proteção individual e instrumentos de trabalho a 125 equipes da atenção básica à saúde, que totalizam mais de R$ 539 mil, com recursos provenientes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB), do Ministério da Saúde. Os investimentos correspondem ao bom desempenho na avaliação que os agentes de saúde municipal conquistaram no segundo clico do Pmaq, referente a 2016.

“Esse material supre a deficiência de equipamento que havia na atenção básica. Com isso, os investimentos em infraestrutura que a prefeitura faz em nossas UBS’s, a Saúde municipal melhorará ainda mais. Oferecer um serviço de excelência à população é o nosso desafio”, considerou o subsecretário municipal de Saúde, Eldren Lages.

Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal (SB), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de Unidades Básicas de Saúde foram beneficiadas com uniformes, jalecos, protetor solar e materiais como estetoscópios, balanças, nebulizadores, detector fetal, fita métrica, termômetro auricular, entre outros. “Ter condições de trabalho reflete na qualidade da assistência que as equipes prestam à população”, ponderou a coordenadora municipal de Saúde, Tânia Vilhena.

O Pmaq avalia, incentiva e remunera as equipes de saúde da atenção básica com bom desempenho. Do recurso repassado pelo Ministério da Saúde para o programa, o Município optou por utilizar 50% para o pagamento do incentivo para membros das equipes avaliadas e o restante no investimento em melhorias para as atuantes na atenção básica e nas condições de trabalho. Ao todo, a prefeitura comprou 13.700 itens, que ajudarão na rotina de trabalho e a aprimorar a qualidade do atendimento.

“Não há como negar que a Saúde é a marca da gestão do prefeito Clécio Luís. Os beneficiados com a entrega desses equipamentos é a própria população. Essas ferramentas são também fruto da atividade prestada pelos agentes da atenção básica de saúde”, avaliou o deputado Paulo Lemos.

No evento, Clécio reconheceu que a saúde foi a área que mais avançou em sua administração. Considerou também que a conquista desse recurso para o pagamento de benefícios e aquisição do material é de mérito dos próprios agentes da atenção básica. “Vamos continuar avançando no setor. Damos um passo maior, com a recuperação dos espaços físicos das UBS’s”.

O prefeito considerou, no entanto, que o setor precisa progredir ainda mais. “Temos de gerar nossos próprios indicadores. Saber do sentimento de satisfação pelo usuário da saúde municipal, e sabemos que há. Ouço das pessoas avaliações positivas, leio nas redes sociais comentários espontâneos de que a saúde está melhor. Precisamos ter esses dados comprovados”.

Participaram ainda do evento de entrega os vereadores de Macapá, professor Rodrigo e Rinaldo Martins.


Deixe seu comentário


Publicidade