Cidades

Prefeitura de Macapá faz doação de testes rápidos ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá

A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5.


A Prefeitura de Macapá entregou 1 mil testes rápidos para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A doação foi uma solicitação da Defensoria Pública Geral do Estado do Amapá (Defenap) para a testagem dos detentos do Iapen.

Os testes doados fazem parte da compra de itens essenciais para a demanda de enfrentamento da Covid-19. A compra é do lote SWEAA 002, do Processo 02346/2020, no valor de R$ 408 mil. Os dados estão disponíveis no Portal Transparência https://transparencia2.macapa.ap.gov.br/site/wp-content/uploads/2020/07/PROC-02346-2020-AQUISI%C3%87AO-DE-MASCARAS-DESCARTAVEIS.pdf.

“Os testes rápidos são de fácil manuseio para os profissionais e com resultados em até 20 minutos”, ressaltou o diretor do Departamento de Administração Laboratorial da Secretaria Municipal de Saúde, Felipe Santos. O Município está apenas doando os testes. A equipe de enfermagem do instituto é quem ficará responsável por realizá-los.

De acordo com o coordenador de Tratamento Penal do Iapen, José Antônio Nunes, o instituto possui hoje dois casos suspeitos de Covid-19. Com a chegada dos testes, o Instituto irá reforçar as medidas de prevenção, realizando a testagem dos internos que apresentarem qualquer tipo de sintoma da doença e, principalmente, daqueles internos que estarão retornando para o instituto, após o término do benefício de saída no período da pandemia.

“Hoje, nós temos 2 casos suspeitos na instituição. Precisamos dos testes para fazer a triagem de entrada dos internos para evitar o máximo possível a entrada do vírus na instituição. Teremos um retorno agora em massa, de 210 internos que saíram na pandemia. Esses testes chegaram em boa hora, justamente para isso, para que nós possamos fazer essa testagem logo na entrada, daquelas pessoas que estão sintomáticas para identificarmos se tem alguém com o vírus e encaminhá-los imediatamente para o tratamento”, explicou o coordenador de Tratamento Penal do Iapen, José Antônio nunes.


Deixe seu comentário


Publicidade