Cidades

Prefeitura de Macapá intensifica a multivacinação nas UBS’s

Além da imunização de crianças e adolescentes contra várias doenças, vacina contra o HPV também está contemplando jovens da faixa etária de 15 a 26 anos


A coordenadora de imunização do município de Macapá Jorsette Cantuária confirmou na manhã desta terça-feira (12) que a campanha nacional de multivacinação, que se estenderá até o dia 22 deste mês, além da imunização contra várias outras doenças, também está contemplando jovens na faixa etário de 15 a 26 anos com a vacina contra o HPV. Ele explicou que pais e responsáveis devem levar os filhos às salas de vacinação localizadas nos bairros e distritos.

“A campanha de multivacinação começou ontem (segunda) em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde segunda a sábado. Incluídos também os sábados para podemos atender áqüeas pessoas que por alguma razão não podem se deslocar às salas de vacina durante a semana. Essa campanha é para fazermos a atualização de cadernetas não somente das crianças, mas também dos adolescentes até 15 anos”.

Segundo Jorsette Cantuária, o muncípio tem estoque suficiente para atender à demanda, mas esclareceu que com relação à faixa etária de 15 a 26 anos as doses disponíveis são limitadas: “Nós ofertamos todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde); não tem falta de vacinas, e quando o estoque é baixo em uma determinada unidade fazemos uma rotatividade com outras unidades. Com relação ao HPV, a vacina disponível para os jovens de 15 e 26 anos se restringe a duas mil doses que dispomos com datas de validade em janeiro e fevereiro de 2018, mas para a faixa etária padrão, menos de 15 anos, o nosso estoque é suficiente”, pontuou.

Jorsette Canduária esclareceu que durante o período serão oferecidas as vacinas de hepatite A (rotina pediátrica), poliomielite inativa, meningocócica conjugada C, HPV, pneumocócica conjugada 10-Valente, dTpa adulto, febre amarela, hepatite B, varicela, dupla adulto, VOP, Pentavalente e DTP.

Campanha

O público alvo da campanha são as crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). No sábado, as salas de vacina nos bairros e distritos de Macapá abrem das 8h às 17h. Pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacina à unidade de saúde, para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. “A caderneta é um documento que vamos precisar para toda a vida, por isso temos de guardá-la. Quem não tem, deve se dirigir ao local onde recebeu as doses, para solicitar a 2ª via, ou então, fazer o esquema específico para a idade da pessoa”, explicou a coordenadora.


Deixe seu comentário


Publicidade