Cidades

Prefeitura de Macapá lança campanha de educação ambiental no distrito do Lontra da Pedreira

Equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana repassaram informações sobre o descarte correto de resíduos aos moradores.


“Lixo na rua, só na hora da coleta”. Com esse objetivo, a Prefeitura de Macapá lançou uma campanha de conscientização para o combate à sujeira no distrito do Lontra da Pedreira, distante 36 quilômetros da capital. O pontapé inicial aconteceu no último sábado, 27. Equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana repassaram informações sobre o descarte correto de resíduos aos moradores.

Obedecendo a todos os protocolos de segurança em prevenção ao Coronavírus, técnicos levaram à comunidade a conscientização e a mobilização sobre o dia e horário da coleta no distrito e a importância de fazer o descarte final do lixo. Um levantamento da Zeladoria mostrou que o Lontra da Pedreira tem vários pontos críticos de descarte irregular de resíduos. O trabalho de conscientização também atingiu as áreas ribeirinhas.

A Zeladoria estendeu as atividades até as localidades de Cantanzal, São Joaquim e Santa Luzia para colocar caixas coletoras de lixo e placas de orientação. “Trata-se de uma campanha de cidadania. Nosso objetivo é a conscientização das pessoas”, disse o diretor de Gestão de Resíduos Sólidos, Adrian Castelo. “Por outro lado, se cada cidadão fizer a sua parte, a situação pode melhorar muito e a natureza ficará menos sobrecarregada”, concluiu.

O Município faz a coleta de resíduos no Lontra da Pedreira às terças-feiras, das 6h às 17h. O número para denúncias de descarte incorreto de lixo é o 99970-1078. Em Macapá, as orientações sobre o descarte correto do lixo serão intensificadas a partir desta semana. “O logradouro que for limpo, logo após receberá a mobilização que leva a educação ambiental para o morador do entorno, para que, assim, ele tenha a sensibilidade de não despejar o lixo em vias públicas”, explicou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

Durante a ação de educação ambiental, a equipe também faz serviços de capinas manual e mecanizada, remoção de lixeiras viciadas e pintura de meio-fio. A campanha contou com a participação de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana, e Empresa WS, que é a responsável pela coleta e limpeza nos distritos.


Deixe seu comentário


Publicidade