Cidades

Prefeitura de Macapá leva saúde, cidadania e cultura ao Congós

Foram desenvolvidas neste fim de semana, como parte do programa Caravana do Axé


A Prefeitura de Macapá realizou mais uma ação do Projeto Caravana do Axé. Dessa vez foi no terreiro Ilê axé Ibi Olufonnin, no bairro Congós. O evento é coordenado pelo Instituto Municipal da Promoção e Igualdade Racial (Improir), pela da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde (Renafro).

A Caravana do Axé está na sua 5ª edição e tem como principal objetivo levar aos moradores do bairro Congós serviços médicos como, atendimentos à saúde do idoso, saúde da criança, saúde do homem e saúde da mulher. Assim, a caravana ofereceu consultas médicas, vacinação, exames de PCCU e PSA, verificação de PA e peso infantil, distribuição de kit odontológico, preservativos e mudas de plantas, atendimento jurídico, cadastramento em programas sociais, emissão de carteira de identidade, trabalho e SUS, corte de cabelo, recreação esportivas, oficinas e campanhas de prevenções, entre outros serviços de assistência à saúde, social e atividades culturais.

“Realizamos outras caravanas em outros pontos da cidade, todas foram sucesso de público. Isso faz com que as pessoas desmistifiquem o conceito de “casas de terreiros”, mostrando que esses são espaços de saúde e oferecendo um dia de vários serviços”, disse o diretor presidente do Improir, Maycon Magalhães.

Para Marco José Ribeiro, sacerdote do terreiro, ações como essa aproximam e unem a comunidade ao templo religioso: “Transformamos as Caravanas em verdadeiros locais de acolhimento às comunidades”.


Deixe seu comentário


Publicidade