Cidades

Produção de grãos será 56,34% maior que no ano passado

Amapá


A colheita de grãos no Amapá para este ano será 56,34 % maior que a de 2015. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que prevê na quinta estimativa de produção, feita este semestre, 52,5 mil toneladas de grãos. São 18,9 toneladas a mais que em 2015, quando foram produzidas 33,6 toneladas.

O grão que representa maior participação na colheita é a soja. Serão 48,5 mil toneladas do produto, que representa 65,13% da produção. Seguido do feijão caupi, com a estimativa de 1,2 mil toneladas, que representa 12,24% da colheita. Estes mesmos produtos, respectivamente, apresentaram na safra passada a quantia de 29.370 e 980 toneladas.O coordenador técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Jacó Colares, explica o aumento da produção. “A expectativa aumentou devido a expansão da área plantada, resultado dos incentivos na agricultura familiar para plantio do feijão e novos investimentos na agricultura de larga escala para cultivo da soja”, explicou o coordenador técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Antônio Colares.

Colheita
Este ano, a área de grãos a ser colhida é de 22,8 mil hectares, 45,9% a mais que em 2015, com 15,62 mil hectares. Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Amapá (Aprosoja), Daniel Sebben, o Amapá tem potencial para aumentar mais ainda área plantada. “A regularização fundiária que o Governo está fazendo impacta diretamente na produção de soja no Amapá que poderá produzir e abastecer o mercado interno e externo”, afirmou.

A regularização das terras traz a segurança necessária para que os produtores invistam na produção de grãos no cerrado amapaense. Sebben destaca ainda que o crescimento na colheita para este ano é considerável, mesmo com a crise financeira.

Outras medidas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa de Produção Integrada, fomentam a agricultura familiar e incentivam a produção de grãos como feijão, milho e arroz.


Deixe seu comentário


Publicidade