Cidades

Profissionais da Ebserh reforçam HU-Unifap para emergência em saúde no Amapá

Trabalho em rede dos hospitais universitários federais possibilitará abertura de 30 novos leitos nos próximos dias


 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) recebeu na tarde dessa segunda-feira, 29 de maio, 23 profissionais enviados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para auxiliar na emergência em saúde que o Amapá enfrenta. São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, residentes médicos, residentes em enfermagem e residentes em fisioterapia.

 

 

No total, são 21 profissionais vindos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) e 2 do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), todos recrutados a partir do edital de voluntários publicado pela Ebserh. Os profissionais vão ficar até 20 dias. Outros profissionais da empresa devem chegar nas próximas semanas para reforçar a atuação.

 

“Um esforço de mais de 150 trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh em toda a logística para abertura dos leitos. Não estamos medindo esforços para que a defesa da vida possa prevalecer no estado do Amapá com a abertura destes espaços no HU-Unifap”, destacou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçando que a atuação é fruto de uma atuação conjunta entre Ebserh, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Amapá.

 

Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFMA, Tereza Raquel Gomes Alencar chegou uma semana antes, dia 22 de maio, para apoiar o HU-Unifap na montagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria pediátrica. Ela destaca a importância da Rede Ebserh neste momento de crise: “fomos deslocados para o Amapá com o objetivo de estruturar material, medicamentos, estrutura e equipamentos junto à equipe do HU-Unifap e apoio da sede. Nosso trabalho em rede ajuda a mobilizar pessoas que tem experiência para ajudar em momentos de emergência como esse. Reunimos uma equipe com experiência em pediatria, UTI pediátrica e estruturação de serviços, o que facilita muito para estruturarmos o HU-Unifap de forma rápida”.

 

 

O enfermeiro do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Danilo dos Santos, que vai compor a equipe dos atendimentos, destacou a responsabilidade e à disposição para ajudar. “Estamos aqui porque temos o propósito, enquanto profissionais de saúde atuantes no SUS, de contribuirmos para o cuidado à saúde da população brasileira. Nesse momento, em decorrência dessa emergência em Saúde, esperamos contribuir no restabelecimento da saúde das crianças amapaenses com a oferta de cuidados com qualidade e segurança no HU UNIFAP”, comentou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade