Cidades

Profissionais do Samu participam de treinamento

Com o objetivo de melhor preparar os profissionais de saúde no atendimento a vítimas em acidentes de grande proporção, no fim de semana 40 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Munícipio participaram de treinamento de resgate em acidentes com múltiplas vítimas. A atividade, executada em todo o Brasil, é parte da […]


Com o objetivo de melhor preparar os profissionais de saúde no atendimento a vítimas em acidentes de grande proporção, no fim de semana 40 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Munícipio participaram de treinamento de resgate em acidentes com múltiplas vítimas. A atividade, executada em todo o Brasil, é parte da campanha nacional Maio Amarelo, que envolve, além de médicos, enfermeiros e socorristas do Samu Municipal, agentes da Polícia Rodoviária Federal, Samu do Estado, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito.

O treinamento busca aprimorar os conhecimentos dos profissionais, avaliando passo a passo todo o procedimento de resgate e remoção das vítimas. “A proposta é capacitar cada vez mais a nossa equipe. Estamos aqui hoje sendo avaliados e treinados para atender as mais diversas situações, trabalhar em equipe e saber nos organizar para que juntos possamos ajudar a salvar cada dia mais vidas”, disse a enfermeira do Samu, Damid Botelho.

O prefeito Clécio Luís acompanhou o treinamento da equipe e aproveitou para falar sobre a importância do trabalho desses profissionais. “Essa iniciativa é uma importante ferramenta para aperfeiçoar o trabalho desses profissionais e instituições envolvidas. Pessoas comprometidas, que diariamente trabalham de forma integrada para desenvolver o resgate das vítimas da melhor maneira possível. São profissionais comprometidos, que buscam fazer o serviço tecnicamente bem feito, com comprometimento e responsabilidade para que tudo ocorra de forma rápida e muito bem sucedida”.

A simulação retrata o atendimento às vítimas de um grave acidente envolvendo uma colisão entre dois carros de passeio e duas vans com mais de 30 passageiros. “A finalidade é chegar o mais próximo possível da realidade de um acidente de grave proporção, treinando os profissionais sobre como proceder de forma integrada com os demais órgãos de atendimento em urgência”, destacou o diretor do Samu Municipal, Donato Farias.

Durante a atividade, as mais diversas técnicas de resgate de vítimas foram trabalhadas, como a triagem rápida dos acidentados de acordo com o grau de gravidade de cada lesão, o atendimento diferenciado às vítimas e os primeiros procedimentos médicos até a remoção dos envolvidos no acidente pelas ambulâncias do Samu.

Donato explica de que forma é feita a triagem das vítimas nesse tipo de acidente. “Quando temos um caso dessa proporção, trabalhamos o resgate e atendimento das vítimas de forma diferenciada com a triagem rápida, que avalia com agilidade o estado de gravidade de cada uma. Separamos as vítimas por cor: vermelho [mais grave]; amarelo [intermediário], que são as pessoas em estado grave, mas estáveis; verde são as que estão com pequenas lesões, sem complicações; e cinza são aquelas inviáveis [já estão morrendo]; e tem as que já vieram a óbitos, de acordo com a gravidade”.

O treinamento reforça o preparo do Samu do município, que atualmente está bem estruturado com profissionais e 7 ambulâncias para atender a população, sendo que 2 atendem a zona rural e 1 destinada ao projeto Samuzinho. Com o serviço estruturado, o atendimento do Samu no município apenas fica comprometido pela retenção das macas no Hospital de Emergências do Estado, recorrentes no dia a dia do serviço.


Deixe seu comentário


Publicidade