Cidades

Programa Constelação Familiar no Cárcere do Amapá será tema de documentário pela TV Brasil

A meta da matéria é apresentar ao expectador a metodologia terapêutica e seus desdobramentos possíveis nas mais diversas áreas da atividade humana.


Equipe do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil/EBC

Paulo Silva
Da Redação

A equipe do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil/EBC (Empresa Brasil de Comunicação), esteve no Amapá para realizar uma matéria/documentário sobre o Programa Constelação Familiar Sistêmica no Cárcere promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) em cooperação com o Ministério Público do Amapá (MP-AP). Formada pela jornalista Katiuscia Neri, pelo repórter cinematográfico Osvaldo Alves dos Santos e pelo auxiliar técnico Alexandre Souza, a equipe tem como meta documentar a aplicação das técnicas englobadas pela Constelação Familiar em ambiente prisional.

Com abordagem do TJAP junto às detentas do pavilhão feminino do IAPEN e do MP-AP junto a agentes prisionais e educadores, a ação contará com o registro atento da equipe de reportagem, que tem como objetivo produzir um documentário de aproximadamente 55 minutos de duração, com data de veiculação ainda por confirmar.

A meta da matéria é apresentar ao expectador a metodologia terapêutica e seus desdobramentos possíveis nas mais diversas áreas da atividade humana. Segundo a repórter, o trabalho foi iniciado em entrevista anterior com o juiz Sami Storch, um dos pioneiros no Brasil na aplicação desta técnica terapêutica no Poder Judiciário – que as empregou na construção de acordos em Vara da Família da Comarca de Castro Alves (Bahia).


“Percebemos que esta prática tem se espalhado no Judiciário brasileiro e, após registrar a experiência da Constelação Familiar Sistêmica no Cárcere aqui no Amapá, iremos a São Paulo para acompanhar o Congresso de Constelação Familiar que lá será realizado”, explicou a jornalista.

“Durante o congresso, teremos acesso a autoridades no assunto que já aplicam a metodologia com vários desdobramentos, desde as áreas de educação e saúde até a Justiça (como aqui no Amapá) – estas áreas serão o foco do nosso trabalho”, explicou Katiuscia Neri.

Entre os pontos investigados pela reportagem no Iapen, a intenção da equipe é captar e dar publicidade a números concretos dos resultados do programa no ambiente prisional. “Queremos saber o que mudou concretamente a partir desse novo tratamento dado pelo Judiciário”, explicou. “O impacto na reincidência criminal e os conflitos entre os detentos e deles com carcereiros estão entre as mudanças que esperamos verificar”, exemplificou a jornalista.

“Pretendemos entrevistar membros do Judiciário, do Ministério Público, da administração do presídio e também as encarceradas e agentes penitenciários, além de eventualmente membros das famílias das detentas, que possam demonstrar resultados desse trabalho também no núcleo familiar”, concluiu a jornalista Katiuscia Neri. O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil/EBC, é veiculado semanalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 21h45.


Deixe seu comentário


Publicidade