Cidades

Programa Justiça Itinerante segue com atendimentos na Vila Progresso

Os atendimentos na Vila Progresso seguem até quarta-feira (20), no Posto avançado da Justiça. Na quinta-feira (21) as ações seguem para o Porto Fábrica. Na sexta-feira (22), a embarcação se desloca para Ipixuna Miranda e localidades vizinhas.


Lana Caroline
Da Redação

 

Desde a segunda-feira (18), o Programa Justiça Itinerante está no arquipélago do Bailique para levar diversos atendimentos, entre eles emissão de carteiras de identidade, Conciliações, audiências, estudos sociais, fiscalização do Comissariado da Infância e Juventude; inscrições para o Bolsa Família e Cad. Único, entre outros.

A Defensoria Pública do Amapá está fazendo parte do programa e já registrou, no primeiro dia de atendimento, diversas ações. “Ontem (18), a demanda foi alta. Em resumo, a Defensoria fez seis ações iniciais, sendo elas de divórcio, reconhecimento de união estável, entre outros. Fizemos acordo de paternidade, resolvendo problemas de guarda e direito de convivência do genitor com o menor”, disse a Defensoria Pública, Zélia Moraes.

Outro órgão que está fazendo trabalhos no local é o Conselho tutelar, que só no primeiro dia de programação, conseguiu realizar diligências e orientar muitos pais sobre a importância dos estudos dos pequenos.

“Nós, do Conselho Tutelar da Zona Sul e Norte, fizemos ontem a diligência de acompanhamento e verificação da participação dos alunos nas escolas, pois alguns não estão indo para as aulas por conta do trabalho infantil. Notificamos alguns pais para que pudéssemos conversar e orientá-los da melhor forma possível”, explicou a conselheira tutelar da Zona Sul, Huelma Medeiros.

A conselheira ainda falou sobre uma possível interrupção nas aulas presenciais devido ao problema que o Bailique está passando, que é o avanço do oceano sobre o rio, causando a salinização da água.

“Com a salinização da água, a diretora aqui da escola municipal de Vila Progresso falou que hoje haveria uma reunião com o pessoal da escola para a possibilidade de interrupção das aulas, pois não estão tendo como continuar a alimentação das crianças e muito menos dar a elas o que tomar”, complementou.

Os atendimentos na Vila Progresso seguem até quarta-feira (20), no Posto avançado da Justiça. Na quinta-feira (21) o Barco da Jornada segue para o Porto Fábrica, que atende Itamatatuba e outras localidades. Na sexta-feira (22), a embarcação se desloca para Ipixuna Miranda e localidades vizinhas, onde desta vez o barco se transformará em salas de audiências e atendimentos a população ribeirinha.

Essa edição do Programa Justiça Itinerante conta com: Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Receita Federal, Incra, Defesa Civil, Secretarias de Saúde e Assistência Social do Município de Macapá, Sebrae e Vigilância Sanitária.


Deixe seu comentário


Publicidade