Cidades

Programa Mais Visão segue realizando cirurgias oftalmológicas no Amapá

O cadastro de novos pacientes pode ser feito no setor de oftalmologia, localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), às segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h. O paciente precisa ter em mãos o laudo indicativo cirúrgico dado por médico oftalmologista, documento de identificação e cartão do SUS.


Fotos: Reprodução/Davi Alcolumbre

Inicialmente foi dada prioridade aos pacientes oftalmológicos cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), mas cadastro de novos pacientes pode ser feito no setor de oftalmologia, localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

Após a destinação de mais de R$ 6 milhões em emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, o governo estadual e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) iniciaram no dia 7 de setembro as cirurgias de catarata e pterígio do programa Mais Visão.
Serão realizados mais de sete mil procedimentos, sendo cinco mil cirurgias de catarata e duas mil cirurgias de pterígio (formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal).

“É uma tristeza você não enxergar o céu, as coisas, as pessoas. Mas com a cirurgia eu saí de lá me sentindo um garotão, enxergando as coisas, vendo tudo”, disse alegre o autônomo Ananias Gonçalves, que foi atendido pelo programa.


Inicialmente foi dada prioridade aos pacientes oftalmológicos cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), que estão sendo contatados para o agendamento das cirurgias. Atualmente, cirurgias oftalmológicas representam uma das maiores demandas do PTFD. A estimativa é que o atendimento dos pacientes traga uma economia de até 40% em relação aos custos do programa.

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade