Cidades

Projeto de delimitação propõe reconhecimento de mais 33 bairros de Macapá

Atualmente a capital possui apenas 28 legalizados, mas um levantamento feito pela Prefeitura de Macapá aponta que existam 61 bairros, sendo 33 não reconhecidos.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de 61 bairros em Macapá. Desses, atualmente a capital já tem 28 legalizados, mas outros 33 bairros não são reconhecidos, de acordo com o levantamento realizado pela Prefeitura.

“O trabalho atinge todos os bairros de Macapá, todo o perímetro urbano será contemplado com a sua individualização e limitação definida, de acordo com esse Projeto. Com o passar do tempo e o crescimento da área urbana da cidade esses bairros já não representam mais a realidade, por isso propõe-se o Projeto com a atualização e melhor definição dos limites dos bairros”, explicou Luiz Otávio Campos, secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano.


Os dados, colhidos a partir de georreferenciamento, topografia, aerofotogrametria e cartografia, mostram que a zona norte concentra a maioria dos novos bairros de Macapá.

“A zona norte foi a mais contemplada com essa individualização e caracterização por bairro. Existem muitos loteamentos na zona norte da capital que são reconhecidos apenas assim, e não como bairros, falando da forma legal. Por exemplo, o Loteamento Açaí, Morada das Palmeiras; e até mesmo o residencial Macapaba não é reconhecido como bairro”, detalhou.

O Projeto de Lei ainda será encaminhado à Câmara de Vereadores de Macapá, mas antes a população já pode opinar através de Consulta Pública disponibilizada no site https://macapa.ap.gov.br/.

“A limitação geográfica desses bairros se dá através das ruas, elas são o fator de divisão. Para consolidar esse trabalho é sensato que a gente conte com a participação popular, e por isso estaremos disponibilizando hoje (6) uma consulta pública no site da Prefeitura para que as pessoas possam fazer suas manifestações em relação ao Projeto”, anunciou o secretário.


De acordo com o Projeto, os bairros serão apenas legalizados, não existe expectativa de troca dos nomes já em uso pela população. Os bairros que foram “subdivididos” ao longo da urbanização serão devidamente limitados, é o caso do Marabaixo.

“Será feita a delimitação, sim, do Marabaixo I, Marabaixo II, Marabaixo III e o Jardim América, conhecido como Marabaixo IV. Para este último a nomenclatura proposta é Jardim América”, finalizou Luiz Otávio Campos.

Em etapas posteriores, o Projeto de Ordenamento Urbano de Macapá fará a legalização da nomenclatura das praças e ruas da capital. A Prefeitura fará a apresentação das novas delimitações de bairros nesta quinta-feira (6) a partir das 18h, com transmissão ao vivo, por meio do link www.facebook.com/prefeiturademacapa.


Deixe seu comentário


Publicidade