Cidades

Projeto reforça alfabetização na Escola Maria Ivone de Menezes

Um projeto inovador vai ajudar os alunos da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova, no processo de alfabetização. A iniciativa surgiu depois que os professores detectaram uma grande quantidade de estudantes com dificuldade de aprendizagem.


No projeto, os professores utilizam o método sociolinguístico de alfabetização que é bem mais simples e divertido para os alunos que aprendem brincando com jogos pedagógicos e de incentivo à leitura.
A coordenadora escolar, Graça Pena, contou que os professores criaram novos métodos para chamar atenção dos alunos. Segundo ela, o rendimento superou as expectativas iniciais do projeto, implantado junto com o início do ano letivo.
“Os estudantes que estão com dificuldades são acolhidos e divididos em três níveis: o silábico, pré-silábico e alfabético. A gente trabalha individualmente com cada criança e percebemos um rendimento surpreendente dos alunos que fazem parte do projeto”, destacou.
O estudante Mateus da Costa, de 11 anos de idade, não sabia ler e nem escrever antes de entrar no projeto. Agora, a realidade é diferente, com a participação do aluno em todas as atividades escolares. “Já sei ler e agora estou passando o que eu aprendi para os meus amigos. Esse projeto é muito legal porque aqui a gente aprende as coisas jogando e brincando”, contou.
O projeto acontece no contra turno das aulas e atualmente atende 30 alunos. Segundo a diretora, Lourdes Neris, essas atividades vão combater principalmente a evasão escolar e melhorar o rendimento dos estudantes.
“Sabemos que essas crianças são carentes e às vezes não tem condições de receber um reforço particular, por isso desenvolvemos essas atividades. A intenção é atender mais alunos e desenvolver o interesse em querer aprender cada vez mais”, informou.

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