Cidades

Projeto Samuzinho atende crianças de escolas públicas de Macapá

As atividades serão realizadas uma vez ao mês em cada escola, a partir de marco de 2017, conforme cronograma pré-definido sujeito a alterações, totalizando 10 escolas previamente que serão contempladas pelo Samuzinho.


Sabemos que criança saudável é criança que brinca, pula e faz peripécias, mas muitas vezes essas peripécias podem ultrapassar as brincadeiras inocentes de uma criança, como por exemplo passar um trote para o SAMU, fazendo com que a equipe se locomova para uma falsa ocorrência sem necessidade, deixando de atender um paciente real.

Diante do preocupante alto índice de trotes telefônicos recebidos pelo SAMU diariamente em Macapá, o Professor da Estácio, Donato Farias da Costa que ministra a disciplina Enfermagem em Urgência e Emergência, em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência – NEU do SAMU, motivou-se a criação de um trabalho educativo a população, propondo a implantação do Projeto Samuzinho, que atende crianças de 5 a 10 anos.

Donato diz que “o projeto Samuzinho tem como objetivo esclarecer a comunidade o uso devido do auxílio SAMU 192, revertendo o quadro de alto índice de ligações indevidas feitas ao serviço”. O Professor ainda fala que através do Projeto,  os monitores ensinarão essas crianças no que é; Quando solicitar; Por que; Como funciona esse serviço de urgência e emergência; Além de informar quais os danos causados quando utilizado de forma errônea.

O projeto será implementado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu Macapá e Acadêmicos da Faculdade Estácio de Macapá dos Curso de Enfermagem, Psicologia e jornalismo, junto ao Departamento de Urgência e Emergência e contará com a parceria da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.


O projeto será feito por etapas:

1ª Etapa: De 20 a 24/02/2017 – Inscrições dos acadêmicos que concorrerão a vaga de monitores através do Edital de Seleção;

2ª Etapa: De 01 a 03/03/2017 – Seleção dos Acadêmicos que se inscreveram para monitoria

3ª Etapa: Implementação do projeto piloto e início das atividades que está previsto para o dia 20 de março de 2017, na Escola Municipal de ensino Infantil Meu Pé de Laranja Lima, com toda a equipe participante e parceiros.


Deixe seu comentário


Publicidade