Cidades

Saúde avança com construção do Centro Especializado em Reabilitação

Clécio Luís destacou que o local oferecerá serviços de reabilitação física, intelectual e visual com capacidade mensal para mil atendimentos, e que representa mais uma conquista da gestão para a população


Em uma área de 2.231.26 m², localizada no Loteamento Açaí, zona norte da cidade, segue em ritmo acelerado as obras do primeiro Centro Especializado em Reabilitação de Macapá. Nesta sexta-feira, 4, o prefeito Clécio Luís, equipe técnica e o vereador Carlos Murilo acompanharam os serviços, que já estão cerca de 15% avançados. Salas de neurologia, estimulação precoce, atendimento terapêutico em grupo, adulto e infantil, orientação de mobilidade, laboratório de prótese ocular e salas de utilidades são algumas das repartições que compõem o projeto orçado em R$ 3.750.000,00, recursos provenientes do Programa Voluntário do Ministério da Saúde.

Clécio Luís destacou que o local oferecerá serviços de reabilitação física, intelectual e visual com capacidade mensal para mil atendimentos, e que representa mais uma conquista da gestão para a população, tendo em vista as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município. “A prefeitura tem estabilizado e ampliado a rede de atenção básica da saúde e avançará no atendimento de média complexidade, dando um passo fundamental no modelo de saúde que acreditamos, dotando a zona norte de equipamentos dignos de sua população”.

O Centro contará com equipe de terapeutas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e psiquiatras, descentralizando os serviços públicos de reabilitação no Estado. O vereador Carlos Murilo destacou a reorganização no setor da saúde de Macapá e comemorou os avanços da gestão que, mesmo com dificuldades de recursos e sem o apoio do Governo do Estado, tem apresentado resultados positivos no atendimento ao usuário do sistema público. “Esta obra é uma conquista do Município, sobretudo da população, porque facilitará ainda mais o acesso aos serviços”, completou o parlamentar. 

Mesmo com o subfinanciamento, o Município tem enfrentado os desafios e seguido com os investimentos. Em 2013, quando o Ministério da Saúde habilitou os municípios para receberem recursos para a construção de Centros Especializados de Reabilitação, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instituiu um grupo condutor municipal de rede de atenção às pessoas com deficiência, assinando um Termo de Compromisso para captar recursos para a construção do primeiro Centro Especializado em Reabilitação de Macapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade