Cidades

Secretaria de Saúde discute melhorias no atendimento a pessoas

Técnicos explicam que ações já são realizadas pelo estado



 

Durante encontro na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), gestores ligados à assistência da população amapaense e a representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Deusina Cruz, discutiram as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), movimento preconizado pelo governo federal através da Lei 12.764 de 27/12/12.

O objetivo desta diretriz é oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com autismo e sua família. Participaram da discussão a Coordenadoria de Assistência Hospitalar (CAH/Sesa), Coordenação Estadual de Saúde Mental e Centro de Reabilitação do Amapá (Creap).

“Já estive em reunião com o Governo do Estado, na Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), e hoje na Sesa, para apresentar algumas propostas, e então, realizarmos discussões e averiguar como podemos ampliar os serviços de saúde, educação e assistência social de maneira que inclua as crianças e as pessoas com autismo no Amapá”, explicou Deusina Cruz.
Deusina diz ainda que é importante informar às famílias que existem processos educacionais que podem contribuir para socialização do autista, reabilitações em saúde e que, na área da assistência social, existe uma rede de proteção. “Esse apoio à família, de como lidar com seus filhos, é o que eles esperam. Cada um apreende a ir conhecendo melhor o comportamento da pessoa autista que faz parte do seu convívio. Digo por experiência própria”, afirmou a representante do governo federal, que é mãe de um rapaz autista de 32 anos.


Deixe seu comentário


Publicidade