Cidades

Semana do Coração é comemorada pela 1ª vez no Amapá

PREVENÇÃO – Programação tem palestras, ações preventivas e a realização da I Corrida da Assembleia Legislativa, que acontece neste domingo


A Semana do Coração está sendo comemorada pela primeira vez no Amapá. Instituída por Lei de autoria do deputado estadual Dr. Furlan, que é cardiologista e cirurgião cardiovascular, a Semana foi aberta no último em 29 de setembro, dia consagrado ao coração, e prossegue durante toda a próxima semana, com palestras e ações preventivas. Como parte da programação, acontece neste domingo, 04, a I Corrida do Coração, que já passou a fazer parte do calendário da Federação Amapaense de Atletismo.

Entrevistado na manhã desta sexta-feira, 02, no programa LuizMeloEntrevista, o Dr. Furlan fez um alerta: “as doenças cardíacas são as que mais matam no Brasil e no mundo. No Amapá não é diferente. E foi justamente por causa dessa incidência assustadora que criamos a Semana do Coração, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre alguns fatores de risco que podem ser eliminados, como o tabagismo, por exemplo”.

Para o parlamentar, muitos fatores de riscos podem ser eliminados como forma de prevenir os males do coração: “Fatores de risco que chamamos de ‘modificáveis’, como o sedentarismo, o stress e o tabagismo podem ser eliminados. Além disso, todo mundo pode caminhar, ir pra academia, o que proporciona, também, uma qualidade de vida melhor. As pessoas têm que se conscientizar que os males do coração podem ser gerados por vários fatores, como também o colesterol, o diabetes e a falta de controle da pressão arterial; alguns desses fatores são genéticas, mas a prevenção é o melhor remédio para todas as doenças”.

‘Corrida do Coração’
A I Corrida de Rua da AL, que já começa a ser conhecida como ‘Corrida do Coração’, acontece neste domingo, com largada às 6h30 em frente da Assembleia Legislativa, localizada na Avenida FAB esquina com a Rua Leopoldo Machado, no centro da Capital, com a participação, já confirmada, de 1 mil atletas, entre profissionais e amadores. A concentração ocorrerá às 6h, com a distribuição de uniformes e chips.

“Limitamos, oficialmente, em 1 mil o número de participantes por causa do quantitativo de chips e uniformes que foram patrocinados por uma empresa nacional, a Chip Time, que é nossa parceira. Temos como objetivo realizar o evento todos os anos, como forma de incentivar as pessoas de todas as idades a praticar esportes, principalmente corridas e caminhadas de rua, que são, de longe, as modalidades mais praticadas, perdendo apenas para o futebol. Como médico, entretanto, faço um alerta: antes de iniciar a prática de qualquer esporte, é necessário passar por um médica, fazer um cardiograma, um teste de esforço, enfim, tem que se preparar, para que seja definido que esporte pode praticar; se a pessoa não estiver apta para corrida, tem a opção da caminhada de rua; ambas têm o mesmo efeito. Esses cuidados podem evitar danos à saúde”, ponderou Dr. Furlan. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade