Cidades

Síndromes respiratórias: Coesp alinha ações de controle de casos no Amapá

Emergência em saúde foi decretada há 10 dias, com reforço na vacinação, abertura de leitos e ampliação dos serviços de assistência


 

Integrantes do Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública (Coesp) realizaram, nesta terça-feira, 23, a terceira reunião de alinhamento das ações de controle do surto de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amapá.

 

Foram tratadas as medidas adotadas desde o dia 13 de maio, quando foi decretado o estado de emergência em saúde pública. Também foram discutidas as ações que serão feitas nos próximos dias, com reforço do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Tratamos das medidas que vêm sendo tomadas ao longo desses 10 dias, e o que poderemos ainda fazer. Hoje tivemos também a participação da Unicef, para que amanhã possamos nos reunir e identificar de que forma eles podem nos ajudar. Precisamos agradecer à Marinha que fez o transporte dos equipamentos de oxigênio que serão instalados no Hospital Universitário para abertura de leitos, e, assim, nós daremos continuidade”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Participaram do encontro, no Palácio do Setentrião, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Ministério da Saúde, Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde de Macapá, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e ainda do Hospital Universitário (HU) – Unifap, onde 10 novos leitos serão abertos nos próximos dias.

 

Surto

O Amapá vive um surto de síndromes respiratórias, com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) sendo o principal causador dos agravos em crianças abaixo de 6 anos.

 

Desde o decreto de emergência em saúde pública, o Governo do Estado já disponibilizou 249 leitos, entre clínicos e de UTI, para internação de crianças. As unidades continuam superlotadas com o avanço do surto.

 

O Ministério da Saúde e a Força Nacional do SUS prestam apoio ao Estado com material laboratorial, equipes de profissionais e pesquisadores.

 

O Coesp foi instituído no dia 13 de maio, para coordenar as ações emergenciais para conter o surto.

 


Deixe seu comentário


Publicidade