Cidades

Sistema reforça segurança contra ataques na rede governamental

Em 2015, vinte milhões de acessos suspeitos foram registrados. Novo sistema vai reforçar segurança na rede


O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) registrou em 2015 cerca de vinte milhões de acessos suspeitos às páginas institucionais do governo e de órgãos vinculados ao centro. Nesta quinta-feira, 2, um moderno sistema de segurança foi implantado pelo órgão para gerir e evitar que esses ataques tenham êxito.

O sofisticado sistema múltiplo de prevenção de intrusões chamado de IPS (Intrusion Prevention System), examina os fluxos de tráfego de rede para ajudar na detecção e prevenção de invasões no sistema de dados.

A página da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) foi a que teve o maior registro de acessos suspeitos. Será em cima dessas tentativas de invasão ou acessos suspeitos que será feita a inclusão da nova ferramenta. A ideia é garantir maior proteção às páginas institucionais, maior controle dos acessos e das suspeitas de ataques na rede. Nesta quarta-feira, 2, o sistema foi apresentado aos chefes de informáticas das secretarias de Estado e outras instituições.

De acordo com o presidente do Centro, José Lutiano Costa, a gestão desde 2015 tem investido em soluções para a Segurança de Redes, a inclusão do IPS faz parte do plano estratégico da instituição que tem por objetivo informatizar os sistemas do governo e garantir a segurança dos dados. Segundo o gestor, a nova ferramenta já é utilizada por órgãos públicos e privados em outros Estados e até fora do país. Outro ponto importante que o Diretor frisou, que novos investimentos em Segurança serão realizados para o GEA, contemplando inclusive as secretarias.

“Estamos garantindo a segurança da informação e evitando que todo conteúdo de caráter institucional seja invadido ou manipulado. Por isso que hoje resolvemos chamar os chefes de núcleo de informática para explicarmos o funcionamento deste sistema”, explicou.

O diretor do departamento de internet e segurança do Prodap, Danillo Vaz, antes de oficializar a instalação do sistema, os técnicos realizaram um estudo durante seis meses sobre a eficácia de várias soluções, e a escolha nesse estudo foi a solução que está sendo implementada. Segundo ele, os resultados são satisfatórios.

“Nós já tínhamos dois níveis de segurança no que diz respeito às informações institucionais de órgãos vinculados ao Prodap, mas acabar com qualquer vulnerabilidade que poderia ocorrer. Por isso, decidimos adotar mais uma camada de proteção em nosso sistema”, frisou.


Deixe seu comentário


Publicidade