Cidades

SVS realiza ação de prevenção à IST e distribuição de preservativos

A ação ocorrerá durante todo o dia 12 de junho em repartições públicas do estado e bairros de Macapá


 

O cuidado com a saúde do parceiro também deve ser uma das preocupações neste dia dos namorados. Pensando nisso, o Governo do Amapá realiza, na quarta-feira, 12, uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais.

 

A mobilização faz parte do plano de combate às infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), executado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A ação vai ocorrer nas repartições públicas do estado e bairros da capital, com a distribuição de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante, além de orientações sobre contraceptivos, sintomas e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

 

“Devemos incentivar o uso de preservativos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. É importante lembrar que o Estado disponibiliza para meninos e meninas, na faixa etária de 9 aos 14 anos, a vacina contra HPV”, informou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

 

Na ocasião, as equipes irão repassar informações sobre a oferta da pré-exposição, que consiste no uso de medicamento diário, em situações de risco para a infecção ao HIV, e da pós-exposição, que é o uso de medicamentos antivirais, em caráter de urgência, em até 72 horas, após uma exposição de risco, por 28 dias.

 

Durante a ação, as equipes da SVS irão reforçar a informação que os testes rápidos para o HIV, sífilis e as hepatites virais podem ser realizados em qualquer unidade de saúde e, em caso de resultado positivo, os profissionais de saúde irão fazer os encaminhamentos.

 

Vale lembrar que, além da ação do Dia dos Namorados, a SVS promove outras campanhas permanentes de combate às ISTs, levando para os profissionais de saúde e à população as oficinas, treinamentos, capacitações e debates sobre práticas sexuais seguras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade