Cidades

SVS realiza testagem para covid-19 em casa de acolhimento de Santana

Uma equipe médica realizou, ainda, consulta clínica dos acolhidos pelo lar. Ação foi em parceria com a Prefeitura de Santana.


Foto: Nathan Zahlouth

A equipe de médicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou na manhã desta quinta-feira, 9, visita domiciliar na casa de acolhimento provisório Lar Betânia, localizada em Santana. A ação foi em parceria com a Secretaria de Saúde do município (Semsa).

A ação faz parte do projeto “Casa a Casa”, da SVS, que visita pessoas infectadas por covid-19, acompanhando a evolução clínica dos pacientes, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

A casa, que abriga meninas de 12 a 18 anos em situação de medida protetiva pelo Estado, conta hoje com 18 acolhidas. Na primeira ação, de testagem da SVS no Lar Betânia, em 5 de junho, foi detectado apenas um infectado.

Os médicos consultaram 14 das 18 meninas acolhidas; foram realizadas aferições da temperatura corporal, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e pressão arterial. Além da consulta, foi feita uma nova testagem, onde 8 deram negativo e 6 com IGG positivo, ou seja, quando a pessoa já criou anticorpos contra o vírus.

Os testes realizados nesta ação foram cedidos pela Semsa.

Para a freira Priscila Fernandes, uma das responsáveis pela casa, a testagem é muito importante para que haja um controle da saúde das meninas.

“Esta ação nos ajuda muito, pois possibilita diagnosticar as meninas para terem um acompanhamento melhor, sabermos o que realmente está acontecendo. Se elas estiverem infectadas, vamos poder medicá-las e evitar um agravamento dos sintomas”, disse a irmã.


Deixe seu comentário


Publicidade