Cidades

Técnicos avaliam resistência de mosquitos a inseticidas

A capacitação acontece no laboratório de Entomologia Médica no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), no período de 6 a 10 de fevereiro. Participam do treinamento, técnicos do instituto amapaense e também do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).


Os inseticidas utilizados nos programas de saúde pública, principalmente no combate à malária e dengue, estão sendo avaliados por técnicos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). A capacitação oferece condições aos profissionais saberem qual a resistência do mosquito ao veneno.

Entre os inseticidas, o Piretróides é o mais utilizado no mercado atualmente. Depois, vem o organofosforado, usado nas campanhas contra a dengue. Por último vem os inseticidas carbamato e organoclorados, que ainda estão sendo inseridos no mercado.

Após o treinamento, os técnicos vão criar uma rede de monitoramento para avaliar as atividades de campo, buscando saber se a aplicação de inseticidas durante as campanhas está surtindo efeito.

O treinamento tem como foco as novas técnicas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Se nas provas os insetos permanecerem vivos, é feito o teste de suscetibilidade, que vai definir se esses mosquitos são resistentes ou não aos referidos produtos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade