Cidades

Técnicos da Sema fazem mapeamento da APA da Fazendinha

Ação tem como objetivo garantir a preservação das características naturais da Área de Preservação Ambiental


Técnicos e estagiários da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão fazendo o levantamento das Áreas de Proteção Ambiental do estado, com o objetivo de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável da parcela dos seus recursos naturais.

Inicialmente, técnicos e estagiários atuam dentro da APA da Fazendinha. São 30 estudantes do curso de técnico de meio ambiente de duas instituições. A força-tarefa é para realizar o levantamento socioeconômico da área.

O diagnóstico apresentará as principais questões sobre número de habitantes, produtores do espaço urbano e rural, detalhes sobre a estrutura etária, panorama do mercado de trabalho, condições de moradia e área ocupada.

A principal vertente do trabalho é manter a preservação das características naturais da área, de modo a garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental e socioeconômico da região.

O último levantamento realizado na área ocorreu em 2009 e deveria ter sido refeito dois anos depois. Agora, com mais de cinco anos de dados desatualizados, técnicos da Sema se preocupam em finalizar o trabalho o quanto antes, tendo em vista, que em 2009, foram contabilizados 1.200 moradores, e hoje, percebe-se que o número é bem maior.

A base do local foi reativada e contribui positivamente para que os usos dos recursos naturais sejam disciplinados e com os limites estabelecidos pelas condições de importância e fragilidade ambiental. E também evita as invasões e construções agregadas às que já existem no local.

A expectativa é que o relatório final com a tabulação dos dados colhidos seja finalizado até dezembro de 2015.


Deixe seu comentário


Publicidade