Cidades

Temperatura pode ultrapassar os 40 graus no Amapá

ALERTA – Termômetros indicam temperaturas cada vez mais altas, de acordo com o Núcleo de Meteorologia do Iepa


O Calor já virou rotina na vida dos amapaenses, com os termômetros registrando temperaturas cada vez mais altas. De acordo com o Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a temperatura tem variado entre 34 a 37 graus Celsius, e de acordo com a previsão do tempo, durante todo o mês de agosto o tempo pode ficar ainda mais quente.

Ainda de acordo com o Iepa, a sensação térmica é bem maior, principalmente devido a fatores como vento, umidade, chuva, além das condições do terreno. Com isso, os amapaenses devem sentir na pele, um calor que ultrapassará os 40 graus Celsius.

No centro de Macapá, devido à concentração de prédios e grande movimento, a sensação de calor aumenta. Já nas áreas mais ventiladas, como a orla e as ruas mais amplas, o calor diminui. Para se proteger, é sempre bom utilizar o protetor solar, beber bastante líquido, e usar uma sombrinha nos locais com maior exposição ao sol.

O Amapá conta com três estações meteorológicas em Oiapoque, duas em Porto Grande, uma em Serra do Navio, duas em Macapá, uma em Laranjal do Jari e uma em Tartarugalzinho, que servem para o mapeamento diário das regiões do Estado.

Previsão do tempo
Neste sábado, 03, o dia deverá amanhecer com céu aberto proporcionando um dia de sol forte na maior parte do período, com baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas. Em Macapá, Santana e Mazagão, os ventos devem chegar aos 25 Km/h. As temperaturas deverão oscilar entre 24ºC e 34ºC e a umidade relativa deverá variar entre 45% e 90%. As marés baixas deverão ocorrer às 2h26 e 15h06, com 0,4 m de altura, e as marés altas deverão ocorrer às 7h11 e 20h02, com 3,1 m de altura.

No domingo, 04, o dia deverá amanhecer com céu parcialmente nublado a claro em boa parte do Estado, mas não há previsão de chuvas. Em Macapá, Santana e Mazagão, os ventos devem chegar aos 25 Km/h. As temperaturas deverão oscilar entre 24ºC e 35ºC e a umidade relativa deverá variar entre 40% e 85%. As marés baixas deverão ocorrer às 3h19 e 16h08, com 0,5 m de altura e as marés altas deverão ocorrer às 8h17 e 21h11, com 2,9 m de altura.


Deixe seu comentário


Publicidade