Cidades

Tempestade provoca destruição em Macapá e Santana

Rajadas de ventos destelharam casas, prédios públicos e derrubaram dezenas de árvores. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Vários bairros ficaram parcialmente sem energia.


Uma tempestade com intensa rajada de ventos atingiu por volta de 15h30 desta sexta-feira (14) a capital, Macapá, provocando a queda de árvores, alagamento de vários trechos em bairros distintos, principalmente, no Centro, e interrompendo a prestação de serviços como energia elétrica, telefonia e internet, já que a rede de alta tensão foi destruída em alguns pontos pela queda das árvores. Muitas residências e prédios públicos foram destelhados.

Em um dos casos, na rua São José, uma árvore caiu em cima de um carro de passeio. Uma jovem que estava entre os ocupantes do veículo precisou ser resgatada por populares. Apesar do susto ela não sofreu escoriações.

Na AP-440, uma árvore caiu interditando o tráfego de veículos nos dois sentidos. Na rua Feliciano Coelho, no bairro do Trem, outra árvore, no canteiro central, também caiu com a tempestade. A cobertura dos boxes improvisados do Mercado Central foi totalmente destruída pela ventania mais densa.


Em muitos pontos do Centro comercial houve alagamentos. Segundo o gerente do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET/IEPA) meteorologista Jefferson Vilhena, a quantidade de chuva esperada para a tarde desta sexta-feira ficou abaixo do esperado, porém, o que provocou os sinistros foram as fortes rajadas de vento.


O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Janary Picanço, disse que até as 17h havia o registro de 16 ocorrências de queda de árvores em Macapá e 10 no município de Santana. “Já requisitamos as equipes de sobreaviso para reforçar o atendimento. As rajadas de vento foram muito intensas, provocando uma grave crise, mas estamos atuando para solucionar os problemas o quanto antes”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que o Centro de Operações registrou uma demanda acentuada e que as equipes estavam em campo para corrigir os problemas causados na rede pela vegetação, e que a força-tarefa também estava sendo reforçada para atender os chamados.

Reportagem: Elden Carlos e Rodrigo Silva
Imagens: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade