Cidades

‘Travessia’: programa que visa reforçar aprendizado na idade certa é implantado no Amapá

Serão alcançadas, inicialmente, 35 escolas, totalizando 75 turmas e mais de 1,8 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental


 

Teve início nesta terça-feira, 9, à implementação do programa “Travessia” na rede pública estadual de ensino, que visa combater a distorção idade-série e garantir que os alunos avancem nos estudos de forma adequada.

 

Até quinta-feira, 11, gestores, coordenadores pedagógicos e professores seguem em treinamento no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

Serão alcançadas, inicialmente, 35 escolas, totalizando 75 turmas e mais de 1,8 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, especialmente, aqueles que apresentam dois ou mais anos de defasagem em relação à série em que estão matriculados.

 

O Travessia conta com o importante apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que atua na formação da gestão escolar, auxiliando com as metodologias e melhor entendimento, compreensão e aplicação delas, para monitoria e avaliação dos resultados.

 

Além disso, disponibiliza um cardápio de formações auto-instrucionais on-line e gratuito, e materiais de apoio para que o Estado possa aperfeiçoar o treinamento.

 

“Não queremos só vir ao estado e depois ir embora. O Amapá já tem suas equipes e uma rede de educação muito boa, o que nós precisamos fazer é melhorar a política em si, para que isso seja sustentável, e que tenha um processo contínuo e natural de combate à distorção idade-série”, pontuou o oficial de educação da Unicef, Matheus Rangel.

 

O programa está no Amapá desde 2020 e já alcançou estudantes das escolas de comunidades do campo, quilombolas e indígenas. Com uma nova versão, agora “Travessia: aprendizagem na idade certa”, o objetivo é enfrentar a distorção idade-série e promover trajetórias de sucesso escolar.

 

A estratégia do programa consiste em identificar os alunos com defasagem, a partir das matrículas e criar uma turma com esses estudantes.

 

Para os anos iniciais o programa prevê dois tipos de atendimento: “Alfa 1” voltado para alunos que estão sem alfabetização, e “Alfa 2”, voltado para os estudantes alfabetizados, mas que precisam recompor o aprendizado e acelerar. Já nas séries finais, o aluno passa por três etapas: Travessia 1, 2 e 3.

 


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