Cidades

TRE-AP utilizará mais de 2 mil urnas eletrônicas nas eleições de outubro

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE Amapá, o novo modelo de urna é mais moderno e já chama atenção pelo tamanho


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) já tem disponibilizado em seu parque de urnas eletrônicas, 2.507 equipamentos, sendo 828 deles do novo modelo 2020. Desse total, 2.010 serão utilizadas nas eleições gerais de 2022 no Estado. As novas máquinas vão se somar às demais anteriores, que são modelos dos anos de 2009,2010,2011,2013 e 2015.

Lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado, a nova urna eletrônica teve o design repaginado, com teclado reposicionado em relação à tela de LED e o terminal do mesário com tela sensível ao toque.

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE Amapá, o novo modelo é mais moderno e já chama atenção pelo tamanho, que é menor, mas com tela maior, baterias com menos custos de manutenção, que dão mais agilidade à votação. “A gente lembra, que como as demais urnas, o novo modelo permanece sem nenhuma conectividade à nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth. A nova máquina é mais segura, ágil e transparente”, pontuou Corregedor Eleitoral desembargador João Lages.


Deixe seu comentário


Publicidade