Cidades

Treinamento garante ampliação do controle de custos

O treinamento é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).


A gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS) está passando por otimização no Amapá. A partir de agora, os gestores das unidades hospitalares terão à disposição o Sistema ApuraSus, que ajuda no controle de gastos. Técnicos da rede estadual de saúde estão recebendo capacitação para operar o sistema.

O treinamento é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O sistema faz parte Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). Inicialmente, a ferramenta será instalada no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal), Hospital Estadual de Santana (HES) e no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap). Essas unidades já foram habilitadas e são consideradas aptas pelo MS, para o manuseio do sistema.

Para o secretário de saúde, Gastão Calandrini, a ferramenta será fundamental para equilibrar os gastos nas unidades. “Os gestores poderão identificar onde estão gastando mais e onde estão gastando menos. Isso é essencial para manter o equilíbrio de custos e, também, otimizar o recurso hospitalar”, comentou.

O treinamento está sendo feito por técnicos do MS que lidam com economia na saúde. Segundo André Alcantara, economista responsável pela capacitação, o sistema foi desenvolvido para analisar com maior precisão o emprego dos recursos aplicados. “o sistema permite ao gestor analisar se o recurso é suficiente ou insuficiente, onde é preciso aumentar ou reduzir, sugerir melhorias e otimizar os gastos dos serviços”, explicou.

A expectativa da Sesa é expandir a instalação do ApuraSus para as demais unidades e autarquias no âmbito da saúde.


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