Cidades

UBSs orientam pais sobre amamentação saudável durante pandemia

Prefeitura de Macapá ressalta que, por enquanto, não existem estudos científicos comprovando risco de transmissão do novo coronavírus através do leite materno.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Em alusão ao Agosto Dourado, mês em que é lembrada a importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebê, a Prefeitura de Macapá está com profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) orientando pais sobre a amamentação saudável durante a pandemia. Com uma pegada ecológica, a temática deste ano é “Amamentação e a Saúde do Planeta e de seu povo no contexto da Covid-19”.

“Traz a importância do aleitamento materno para um mundo mais saudável. O Leite materno é a forma mais saudável que nós temos para o bebê e para o planeta, sendo que o leite é algo que nós já temos, não precisa comprar, esquentar, utilizar mamadeira. Junto a isso contextualizamos a nossa atual situação de pandemia, então, estamos aproveitando esse momento para associar a orientação às mães sobre o coronavírus”, disse Raphaela Chaves, coordenadora de Saúde da Criança de Macapá.

De acordo com Raphaela, a principal dúvida nesta época é sobre o risco de transmissão do novo coronavírus através do leite materno.

“Estamos tirando essas dúvidas, por agendamento, nas Unidades Básicas que atendem gestantes e crianças. Já adiantamos que não existem estudos científicos, hoje, que vão contra a orientação dessa mãe amamentar tendo coronavírus ou mesmo quando ela teve contato com alguém infectado. A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que essa mãe pode amamentar, mas ela tem que ter, sim, todos os cuidados. E quais são os cuidados? Lavar as mãos pelo menos 20 segundos antes da amamentação, utilizar máscara, evitar falar com o bebê, e se no ato de amamentar essa mãe espirrar ou tossir, ela deve trocar de máscara e iniciar novamente o processo de higienização”, orientou.

Caso a mãe não se sinta confortável para amamentar estando infectada, ela pode fazer a retirada do leite, com todos os cuidados higiênicos, e pedir que outro familiar saudável alimente a criança com o leite materno recolhido.

“É importante que a mãe esteja toda higienizada, tomada banho. Mas, por enquanto, não tem nada comprovando a transmissão do novo coronavírus através do leite materno e nem uma transmissão vertical para essa criança”, finalizou Raphaela Chaves.


Deixe seu comentário


Publicidade