Cidades

Universidade Estadual será integrada às escolas da rede pública

Inovação


O planejamento apresentado na reunião desta sexta-feira propõe a criação de alternativas de investimento, seja com a prestação de serviço ou com emendas parlamentares para que a UEAP não dependa apenas de orçamento próprio.

Para minimizar impactos como o gasto com aluguel, por exemplo, a proposta é que em até três anos também seja concluído o campus da Rodovia JK. O planejamento também incluiu a criação do Centro Tecnológico de Ciências Agrárias (CD Rural) – integrado aos órgãos de setor econômico, além da criação de blocos de salas de aula, biblioteca central, restaurante universitário, fábrica de camarão, polo hortifrutigranjeiro, tanques de piscicultura, entre outros.

O planejamento ainda propõe a integração gradativa na estrutura da UEAP com algumas escolas e centros de educação profissional, transformando-as em faculdades e escolas superiores.

O governador Waldez Góes garantiu o início da construção do campus nos próximos meses e propôs que o plano seja apresentado à comunidade acadêmica. “As ideias lançadas são muito positivas, mas devem ser discutidas internamente com o conselho universitário”, ressaltou.

O secretário de Estado de Planejamento, Antônio Teles Junior, parabenizou o planejamento apresentado. “Com esses indicadores gerenciais podemos repensar a estratégia da universidade para corrigirmos as falhas e diminuirmos gargalos”, disse.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Robério Aleixo, defendeu o investimento na educação e no ser humano. A longo prazo, o plano ainda propõe a expansão da universidade para os municípios do interior através de cursos superiores e tecnológicos presenciais, com educação a distância, inclusão de novos cursos e núcleos, totalizando 75 cursos de formação inicial até 2035.


Deixe seu comentário


Publicidade