Cidades

Vara da infância e Juventude em Santana realiza curso para pretendentes à adoção

Segundo a Juíza Larissa Antunes, titular da Vara de Infância e Juventude da comarca santanense, além do curso ser uma fase necessária para o processo de habilitação, é ainda um momento de interação com os pretendentes.


Com objetivo de prestar esclarecimentos sobre o processo de adoção, a Vara da Infância e Juventude de Santana realizou nesta segunda-feira (23), no Fórum da Comarca, um curso que tratou sobre a obtenção da regularização de pais e mães que já possuem a guarda de crianças para fins de adoção.

Segundo a Juíza Larissa Antunes, titular da Vara de Infância e Juventude da comarca santanense, além do curso ser uma fase necessária para o processo de habilitação, é ainda um momento de interação com os pretendentes. “O curso é uma oportunidade para que nós, da comarca de Santana, conversemos e conheçamos um pouco melhor os pais e mães que buscam adotar. É oportunidade para que eles tirem suas dúvidas diretamente com nossa equipe técnica e a juíza presentes”, disse.

A magistrada destacou ainda a importância de dar publicidade para o curso. “A capacitação é uma forma de sensibilização para as pessoas que mantém o desejo de adotar ou que já convivem com crianças que criaram laços de paternidade e maternidade e buscam na Vara da Infância essa regularização”, enfatizou.

O curso visou também apresentar o Sistema Nacional de Adoção (SNA, criado em 2019 por meio da Resolução CNJ 289/2019). O SNA surgiu da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA). “O SNA traz uma visão integral do processo da criança e adolescente desde sua entrada no sistema de proteção até a sua saída, quer seja pela adoção quer seja pela reintegração familiar”, finalizou a magistrada.


Deixe seu comentário


Publicidade