Cidades

Waldez Góes abre ano letivo na escola compartilhada militar ‘Risalva Freitas do Amaral’

Governador faz balanço positivo do modelo de gestão e anuncia início de processo de interiorização, ainda neste ano, com implantação, em março, em Santana, e posteriormente em Laranjal do Jari.


O governador Waldez Góes (PDT) abriu o ano letivo na escola compartilhada militar ‘Risalva Freitas do Amaral’ (zona sul de Macapá), juntamente com o vice governador Papaléo Paes (PP); o comandante da Polícia Militar (PM), coronel Rodolfo; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner; e vários outros secretários de estado. O educandário é administrado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Antes do início da solenidade, que contou com vasta programação, Waldez foi entrevistado ao vivo por uma equipe de reportagem do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9).

 

“Estamos aqui recepcionando a comunidade escolar para o início das aulas da Escola Risalva Freitas do Amaral, que tem esse modelo militar de gestão compartilhada, obtendo excelente rendimento no índice de desenvolvimento da educação, na disciplina e no comportamento dos alunos, tanto aqui como na Escola ‘Antônio Messias’. Esta é uma semana de acolhimento, de divulgação de como acontecerá o ano letivo, com informações sobre metodologia. Estamos dando as boas vindas em nome dos professores, alunos e familiares”.

 

De acordo com Waldez, em março o modelo de gestão compartilhada será implantado em Santana e ainda neste ano em Laranjal do Jari: “Nós iniciamos esse novo modelo nas escolas Antonio Messias e Risalva Amaral; agora vamos partir para os demais municípios. Em Santana vai ser implantado, agora em março, na Escola ‘Afonso Arinos’, atendendo 1.650 alunos, e já estamos fazendo estudo para implantar em Laranjal do Jari, fechando o ano de 2018 com cerca de 2.650 alunos no modelo militar”.

 

Parceria com os municípios
Waldez comentou sobre a parceria com os municípios na área educacional: “Nós também vamos avançar muito no modelo de gestão compartilhada que assinamos com as prefeituras, feita a partir da relação entre o Estado e os municípios, sobretudo do 1º ao 5º ano. Todos os municípios, sem exceção, contam com o nosso apoio, com professores, técnicos, transporte escolar, enfim, uma relação que vai dar muito certo, porque vai revolucionar a educação no estado.

 


Escolas de Tempo Integral
O governador disse que as escolas de tempo integral também serão interiorizadas: “Atualmente temos oito escolas de Tempo Integral em Macapá e Santana, mas pretendemos ampliar para os demais municípios. A comunidade escolar está cada vez mais satisfeita com o desempenho dos alunos, mas precisamos primeiro estruturar essas escolas, cujo modelo exige uma infraestrutura diferenciada. Estamos primeiro dotando essas escolas de toda a estrutura e a partir daí implantar o modelo em outras escolas, cujo resultado é impressionante. A cooperação entre o governo e as prefeituras talvez uma das medidas mais importantes para melhorar índice de desenvolvimento educacional do Amapá. E nós vamos estreitar cada vez mais essa relação porque não pode ter bandeira partidária. Trata-se de uma agenda permanente, inclusive na última sexta-feira teve uma da secretária Goreth com os 16 secretários municipais e especialistas, e na ocasião todos elogiaram a forma que estamos modelando a educação, pois trará resultados em médio prazo”.

 


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