Esportes

Apoiado pelo Governo do Amapá, disputa de breaking acontece no habitacional Miracema

Seis grupos de hip-hop disputam nas categorias masculina e feminina.


 

Neste sábado (15) seis grupos de hip-hop disputam entre si uma batalha de breaking, ou break dance como é popularmente conhecido, para levar cultura e socialização aos jovens do Conjunto Habitacional Miracema, na Zona Norte de Macapá.

 

A competição, realizada com apoio do Governo do Estado, vai premiar os melhores das categorias masculina e feminina. O evento ocorre a partir das 17h, no Centro de Vivências do conjunto residencial.

 

A novidade é que o breaking passou a ser considerado esporte olímpico, e estará presente nas Olimpíadas de 2024 em Paris, na França. O integrante da Frente Estadual do Hip-Hop, Branks Vasconcelos, explica que os critérios da competição no Miracema serão os mesmos utilizados no evento internacional, com forma de ampliar o reconhecimento desse esporte.

 

“Para essa avaliação, fomos capacitados em Brasília e trouxemos para o Amapá esse diferencial, sendo uma forma de garantir que os atletas daqui já se habituem a essa nova modalidade de competição com suas regras definidas internacionalmente”, contou o hip-hopper.

 

A programação leva, para os conjuntos habitacionais e comunidades periféricas do estado, os elementos do estilo, que são o break, graffiti e rap com DJs e MCs. Além da competição, o evento contará com apresentações musicais e promete envolver toda a comunidade.

 

“O hip-hop é uma cultura de paz, que oportuniza o resgate de jovens em situação de vulnerabilidade através da arte, da música e se torna uma ferramenta de transformação social muito forte”, acrescentou Branks.

 

 

Cultura Hip-hop

Este ano, comemora-se o cinquentenário do hip-hop no mundo, com data oficializada em 11 de agosto. O movimento surgiu na década de 1970, no bairro do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

 

No Amapá, o movimento é comemorado em 20 de novembro, e para fortalecer os grupos esportivos e culturais, o Governo apoia as atividades desenvolvidas pela Frente Estadual do Hip-Hop, que envolvem o público jovem com oficinas, eventos e capacitações dentro das comunidades mais vulneráveis.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade