Diário Política

Gymnasíade 2022: Vitórias e derrotas marcam início da competição

Mais de 500 atletas estão na capital amapaense em busca de uma vaga para a etapa internacional da competição.


Lana Caroline
Da Redação

 

Teve início nesta quinta-feira (07) no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, a seletiva nacional do Gymnasiade 2022, que reúne cerca de 500 atletas do taekwondo e wrestling de todo o país. Eles chegaram ao Amapá na quarta-feira (06). Os lutadores buscam uma vaga na etapa internacional da competição, prevista para acontecer no mês de maio, na França.

 

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, afirma que a vinda das equipes para a região Norte é um momento histórico. “É uma grande vitória para região amazônica. A Confederação está feliz em poder realizar esse sonho de democratizar a prática esportiva escolar no país. Depois de concluirmos a seletiva nacional, estaremos compondo uma delegação com 347 pessoas entre atletas, técnicos, fisioterapeutas e equipe de comunicação, para a França, palco da etapa internacional”, afirmou.

A competição foi dividida em duas etapas. A primeira, iniciada nesta quinta-feira, e que prossegue nesta sexta-feira (8), tem disputas na modalidade do taekwondo. Depois, será a vez dos lutadores de wrestling, com seletivas até o dia 11. Para isso, foi montada toda uma grande estrutura para dar assistência aos atletas, como explica o presidente da Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade), Rogério Moreira.

 

“Nós estamos nos organizando a competição há cerca de cinco meses junto ao governo do Estado e a Sedel. Montamos um esquema de segurança em frente aos hotéis, refeitório e do Ginásio. Todos os atletas participarão de passeios, terão atendimento de saúde e toda assistência necessária”, informou.

A atleta amapaense Wyctória Rodrigues estreou no taekwondo com vitória na primeira luta. Para ela, muitos desafios são enfrentados para chegar ao pódio. “Sempre tem obstáculos no caminho. Eu venho de uma lesão no joelho e isso atrapalhou um pouco os meus treinos, mas passei por isso e se Deus quiser, vai dar tudo certo”, disse a atleta.

 

Wyctória acabou perdendo a segunda luta para uma das representantes do Distrito Federal. Mas é assim, vitórias e derrotas fazem parte da vida. Com elas você cresce, aprende e melhora a cada dia.


Deixe seu comentário


Publicidade