Esportes

Ifap conquista oito medalhas na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

O destaque foi a modalidade Natação, que conquistou cinco ouros, uma prata e dois bronzes.


 

Muito mais que medalhas na bagagem, a delegação com 24 atletas que representou o Instituto Federal do Amapá (Ifap) nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – Etapa Nacional trouxe para casa experiência, resiliência e aprendizado. Os atletas dos campi Macapá e Laranjal do Jari competiram nas modalidades de xadrez, futebol de campo, natação e atletismo. Os jogos aconteceram em Fortaleza-CE de 23 a 28 de outubro.

 

O destaque desde ano foi a natação, que obteve oito medalhas. A modalidade foi representada pelos estudantes Gabriel Bandeira, Kalliny Maize e Matheus Hanry. Gabriel, estudante de Engenharia Civil, conquistou três ouros e uma prata, sendo recordista nos 200m livre com o tempo de 2:00.08. Kalliny, também acadêmica de Engenharia Civil, conquistou dois ouros e dois bronzes.

 

 

“A competição é de alto nível e tem bons atletas. Então competir nos Jifs, representar o Amapá e o Ifap e apresentar bons resultados é uma grande satisfação”, comemorou Gabriel. “Foi um prazer nadar nessa competição e ainda mais levando o nome do Ifap e do Amapá para outras regiões”, acrescentou Kalliny.

 

“A natação, como nos anos anteriores, sempre foi uma modalidade que nos deu muitas medalhas, e este ano não foi diferente. Então vemos que a natação se configura como a modalidade que nos dá o maior número de medalhas em muitas competições que participamos”, destacou o professor Samyr Quebra.

 

Os alunos Bryan da Costa, Vinícius Santarém, Rogério Ceni e João Ardasse representaram o xadrez, tanto em equipe quanto individual. Os atletas tiveram uma extensa competição que durou três dias. Para o estudante Bryan, sua participação foi positiva. “Minha experiência foi de um retrospecto de sempre querer melhorar, vendo os níveis de atletas. Também foi de superação por causa dos dias que foram propostos a partidas de xadrez tendo que manter uma regularidade boa”, disse.

 

O time futebol de campo quase chegou na semifinal da competição. No primeiro jogo, a equipe empatou por 1×1 com o Instituto Federal Catarinense. Na segunda partida, venceu de 2×1 contra o Instituto Federal do Ceará. Na repescagem, o Ifap perdeu nos pênaltis contra o Instituto Federal do Mato Grosso.

 

 

“Foi uma das coisas mais desafiadoras e realizadoras da minha vida. A etapa nacional nos proporciona momentos únicos que levamos pra vida toda. Depois de uma viagem de 3 dias saindo do Amapá, mas especificamente Laranjal do Jari, podemos dizer que somos vitoriosos, por todo os desafios, e principalmente do cansaço físico, mas sempre com um espírito vencedor”, falou Warlison Souza.

 

No atletismo, Saulo Ítalo estreou nos Jifs – Etapa Nacional. Ele competiu nos 200m rasos e nos 100m rasos. “Foi minha primeira vez participando e tive um bom desempenho. Infelizmente não pude trazer medalha, tive alguns deslizes que me impediram de dar tudo de mim na competição, mas mesmo assim foi uma ótima experiência, conheci novas pessoas, um novo lugar, tive mais um mix de emoções e poder ter presenciado toda essa experiência. Ainda espero poder competir ano que vem e prometo estar mais forte e trazer medalha de ouro para o nosso instituto”, comentou.

 

Um dos professores que acompanhou a delegação, professor Rodrigo Denuir, reforça que os Jifs possuem atletas de alto nível e que os estudantes do Ifap apresentaram um bom desempenho. “A etapa nacional é uma competição de alto rendimento onde se encontram os campeões de cada região, logo é uma competição muito forte e o Amapá vem crescendo a cada ano e vem se destacando nos jogos”, frisou o docente.

 


Deixe seu comentário


Publicidade